sábado, 29 de junho de 2013

68. MAÇONARIA MODERNA.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://pessoas.hsw.uol.com.br/maconaria2.htm


Maçonaria moderna

Por volta do século 18, os maçons haviam evoluído, de uma guilda para uma organização de homens com uma filosofia muito distinta. Favoreciam a tolerância religiosa de preferência às normas severas da Igreja Católica e apreciavam o diálogo intelectual com seus irmãos. A maçonaria estava muito em moda, e seu quadro de membros estava mudando. Embora inicialmente apenas maçons "operativos", ou trabalhadores, fossem admitidos à organização, aristocratas e artistas, definidos como maçons "especulativos", começavam a ser aceitos, e com isso a maçonaria de certa maneira se converteu em um clube para cavalheiros.
Os modernos maçons nasceram em 1717, quando quatro lojas maçônicas em Londres, Inglaterra (em inglês) , se combinaram para formar a primeira Grande Loja, dotada de autoridade sobre todas as demais lojas no país. Grandes Lojas logo surgiram na Irlanda (em inglês), Escócia (em inglês) e Itália (em inglês), e, por volta de 1730, estavam se espalhando por toda a Europa. Em 1723, um maçom escocês chamado Dr. James Anderson escreveu "Constitutions of the Freemasons" [constituições dos maçons], o primeiro conjunto oficial de normas e estatutos para o grupo. Alguns homens acreditavam que os rituais maçons detivessem os segredos do Universo, transmitidos diretamente à ordem por Deus.

Domínio Público
Loja maçônica em
Aylesbury, Inglaterra

Foto cortesia
Plymouth Lodge - A.F & A.M.
 (em inglês)
Velha Grande Loja Maçônica, Boston 1895
Embora os maçons se sentissem muito satisfeitos com a sociedade que haviam criado, nem todos compartilhavam de seu entusiasmo. Governos e a Igreja suspeitavam do sigilo da organização e de suas crenças religiosas liberais. Em 1737, o rei Luís 15 proibiu a maçonaria na França. Um ano mais tarde, o Papa Clemente 12 proibiu os católicos de aderir à maçonaria, sob pena de excomunhão, e o governo português fez da adesão à maçonaria um delito passível de pena de morte.
Na próxima seção, aprenderemos sobre a chegada dos maçons ao Novo Mundo e o desenvolvimento de lojas maçônicas nos Estados Unidos depois da revolução.
Maçons e Igreja
A despeito de sua crença em um Ser Supremo e de sua rigorosa moralidade, os maçons jamais foram vistos de maneira favorável pela Igreja Católica, provavelmente porque rejeitavam os ensinamentos do catolicismo. Diversos Papas condenaram a prática e excomungavam os católicos que aderissem ao movimento. Em 1884, o Papa Leão 12 se referiu à maçonaria como "o reino de Satã".

Nenhum comentário:

Postar um comentário