sábado, 29 de junho de 2013

72. A OPOSIÇÃO AOS MAÇONS.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://pessoas.hsw.uol.com.br/maconaria6.htm


A oposição aos maçons

Dado o sigilo que caracteriza a maçonaria, não surpreende que numerosas teorias da conspiração tenham sido desenvolvidas sobre o grupo ao longo dos anos. Os proponentes dessas teorias acusaram os maçons de toda espécie de crime, de satanismo a envolvimento no assassinato do presidente John Kennedy. Alguns alegam que as fileiras mais baixas da organização servem apenas de fachada aos maçons de grau mais elevado, que segundo essas teorias estariam envolvidos em conspirações para dominar os governos e instituições financeiras mundiais.
Ao longo de sua história a maçonaria vem sendo alvo de suspeitas. Acreditava-se que ela tivesse provocado a Revolução Francesa e a dos Estados Unidos (em associação com os Illuminati), e seus membros foram acusados de diversos assassinatos.
William Morgan
Foto cortesia de Grand Lodge of British Columbia and Yukon (em inglês)
Willie Morgan, autor de "Freemasonry Exposed"
A oposição aos maçons atingiu seu pico nos Estados Unidos em 1826, quando um antigo maçom chamado William Morgan escreveu um livro chamado "Freemasonry Exposed" [a maçonaria exposta]. O livrosupostamente revelava diversos segredos sobre o grupo. Em resposta, três maçons raptaram Morgan e o levaram até a fronteira do Canadá. O que aconteceu em seguida é alvo de discussões. Uma versão diz que os raptores afogaram Morgan no rio Niagara. Outra diz que ele escapou, atravessou a fronteira e viveu o resto da vida noCanadá. A despeito da falta de indícios claros sobre o caso, o incidente causou ainda mais ira contra os maçons, a quem muitos norte-americanos viam como assassinos. Um movimento de oposição à maçonaria surgiu no país, equipado de jornais e até de um partido político. A maçonaria perdeu muitos membros como resultado. O número de lojas em Nova York caiu de 480 em 1825 a 75 apenas 10 anos mais tarde. Foi só quando o país começou a se preocupar com a guerra civil que os maçons voltaram a ganhar popularidade.
Na verdade, não existe base factual para qualquer uma das teorias de conspiração sobre os maçons - da sugestão de que eles traçaram os contornos das ruas de Washington, D.C. em forma de pentagrama (um signo de ocultismo) à idéia de que estiveram envolvidos de alguma maneira nos homicídios praticados por Jack, o Estripador, na Londres do século 19. Mas enquanto os maçons continuarem a se ocultar por trás de um véu de segredo, as questões - e acusações - sobre eles provavelmente continuarão.
Para muito mais informações sobre os maçons e outros assuntos relacionados, siga os links na próxima página.
Maçons famosos
Alguns dos mais poderosos e influentes homens da história foram maçons. Eis alguns deles:
  • George Washington, Theodore Roosevelt, Harry S. Truman, Ronald Reagan (que recebeu o título de "maçom honorário pelo rito escocês") - presidentes dos EUA;
  • Benjamin Franklin - inventor e um dos fundadores dos EUA;
  • Paul Revere - patriota norte-americano
  • Winston Churchill - primeiro-ministro britânico;
  • John Jacob Astor - financista;
  • Henry Ford, Walter P. Chrysler, Ransom E. Olds - fabricantes de automóveis;
  • James C. Penney - fundador das lojas de departamento JC Penney;
  • David Sarnoff - executivo de rádio e TV;
  • Louis B. Meyer, Darryl F. Zanuck - presidentes de estúdios de cinema;
  • W.C. Fields, Douglas Fairbanks, Sr. Clark Gable, Oliver Hardy, John Wayne - atores;
  • Wolfgang Amadeus Mozart, John Philip Sousa, Irving Berlin, George M. Cohen - compositores;
  • Harry Houdini - mágico;
  • Charles Lindbergh - aviador;
  • John Glenn - astronauta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário