sábado, 29 de junho de 2013

70. A QUESTÃO DA RELIGIOSIDADE E DA IRMANDADE.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://pessoas.hsw.uol.com.br/maconaria4.htm


A questão da religião e da irmandade

Muita gente imagina que os maçons sejam uma organização religiosa. Embora eles aleguem que não são mais religiosos que um Rotary Club ou outra organização social, seus rituais têm um forte componente espiritual.

Livro da Lei Sagrada
Foto cortesia de York Rite
O Livro da Lei Sagrada em exposição

Pessoas de todas as religiões são bem-vindas na maçonaria, e a religião jamais é discutida abertamente durante as reuniões. No entanto, cada membro precisa professar a crença em um Ser Supremo universal, ao qual os maçons se referem como o "Grande Arquiteto do Universo". Como no caso da maioria das religiões, espera-se dos maçons que sejam pessoas de moral irretocável. Os membros prestam juramentos com base no Livro da Lei Sagrada, o qual, a depender da Loja, pode ser o Velho Testamento judaico, o Novo Testamento cristão ou até o Corão islâmico.
Admissão à irmandade
Dada a natureza clandestina da maçonaria, não surpreende que eles dediquem cuidadosa consideração à admissão de novos membros. Para aderir, um homem precisa encaminhar uma petição e obter o apoio de dois patrocinadores na loja. Sua admissão será decidida por voto secreto. Será perguntado aos interessados em adesão se eles acreditam em Deus, e é preciso responder "sim" para ser admitido. Ainda que não seja necessário ser rico, os membros precisam ter dinheiro (em inglês) suficiente para pagar as taxas da organização e para fazer doações regulares de caridade, um dever para todos os maçons.
Os novos maçons começam como aprendizes. Durante a cerimônia de iniciação, os maçons relatam a construção do templo de rei Salomão e o assassinato de Hiram Abiff. O novo membro é vendado e abordado por três homens que lhe ordenam revelar segredos da maçonaria. Ele jura que não contará, e depois finge morrer e ressuscitar como maçom.
Os maçons devem, em seguida, ascender por mais dois graus, maçom autônomo e mestre maçom, depois que se tornaram capacitados nas lições referentes aos seus graus anteriores. À medida que o membro galga a escala dos graus, ele aprende mais e mais segredos da maçonaria.
Quando ele ganha o direito ao grau de mestre maçom, o membro pode atingir a Suprema Ordem do Sagrado Arco Real, momento no qual o nome do Grande Arquiteto do Universo enfim lhe será revelado. Consta que o nome é Jahbulon - Jah para Jahweh, o Deus dos hebreus; Bul para Baal, o antigo deus de fertilidade de Canaã que era considerado maligno por competir com Jahweh pela fé dos hebreus; e On para Osíris, o antigo deus egípcio do submundo.
Iniciação na maçonaria
Foto cortesia de Jahrundert
Cerimônia de iniciação na maçonaria no século 18

Os maçons de cada nível juram jamais revelar os segredos da ordem. A punição por desrespeitar o juramento se torna progressivamente mais severa à medida que os graus são galgados. No caso de um aprendiz, ele tem a língua arrancada; um maçom livre tem o coração arrancado; as entranhas de um mestre maçom são queimadas; e um arco real tem o topo da cabeça decepado (muitos maçons contestam essas informações, no entanto, afirmando que seus ritos não são nada de tão sinistro).
Embora a maioria dos maçons jamais passe do terceiro grau, quase todas as fontes concordam em que existem 33 graus no total. O rito York inclui apenas os 13 primeiros deles, e estes diferem da nomenclatura adotada pelo rito escocês. Também pode haver diferenças de jurisdição a jurisdição:
Os 33 Graus da Maçonaria
1. Aprendiz12. Grande Mestre Arquiteto23. Chefe do Tabernáculo
2. Irmão13. Arco Real de Enoch24. Príncipe do Tabernáculo
3. Mestre Maçom14. Rei Escocês da Perfeição25. Rei da Serpente Audaz
4. Mestre Secreto15. Cavaleiro da Espada, ou do Oriente26.Príncipe de Misericórdia
5. Mestre Perfeito16. Príncipe de Jerusalém27. Comandante do Templo
6. Secretário Íntimo17. Cavaleiro do Oriente e Ocidente28. Cavaleiro do Sol
7. Prepósito e Juiz18. Cavaleiro do Pelicano e Águia e Príncipe Soberano Rose Croix de Heredom29. Cavaleiro de Sto. André
8. Intendente do Edifício19. Grande Pontífice30. Grande Cavaleiro Eleito Kadosh, Cavaleiro da Águia Negra e Branca
9. Eleito dos Nove20. Venerável Grande Mestre31. Grande Inspetor Inquisidor Comandante
10. Eleito dos Quinze21. Patriarca Noaquita32. Sublime Príncipe do Segredo Real
11. Eleito Sublime22. Príncipe do Líbano33. Grande Inspetor Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário