REFERÊNCIA:
http://www.terra.com.br/esoterico/infograficos/maconaria/
Entidades beneficiadas: vários hospitais, creches, grupos de assistência, entre outros, recebem benefícios. O dinheiro é arrecadado através das palestras abertas ao público, eventos ou entre os próprios maçons.
Escada: indica a trajetória e a superação dos obstáculos. Ao atingir o topo, o maçom recebe a recompensa, ou seja, a evolução. A escada também se refere ao sonho de Jacó, onde anjos a subiam (para alcançar as portas da sabedoria, o céu) e a desciam (as portas podem se abrir ao aspecto mais irracional da personalidade, o inferno).
Espada flamejante: a lâmina é ondulada e usada pelo Venerável Mestre.
Espada: símbolo de poder, do “corte” da ignorância e do discernimento.
Esquadro: junto ao compasso, significa a retidão e a justiça. Joia do Venerável Mestre.
Estátua da Liberdade: localizada na entrada do porto de Nova York desde 1886, foi um presente dos franceses aos americanos. Seu escultor, Alsaciano Frédéric Bartholdi, inseriu vários detalhes maçônicos, entre as quais o livro, o diadema, os espigões além de uma projeção de escala feita com a ajuda da numerologia. A estátua representa a deusa Sophia, mãe da sabedoria.
Estrela de cinco pontas: localizada acima da cabeça do Venerável, representa a perfeição e os aspectos do homem nos cinco níveis: físico, mental, espiritual, emocional e intuitivo.
Estrela flamejante: remonta talvez aos tempos pitagóricos, cujo número sagrado era cinco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário