sexta-feira, 24 de agosto de 2012

27. Maçonaria Feminina: Estamos na contramão da história?

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://mictmr.blogspot.com.br/2009/06/mulheres-na-maconaria-historia.html



Maçonaria Feminina: Estamos na contramão da história?


Símbolos da Maçonaria: Esquadro e Compasso"Quando formardes os dois um,
e o interno como o externo,
e o alto como o baixo,
a fim de fazer o macho
e a fêmea em um só,
para que o macho não se faça macho,
e a fêmea não se faça fêmea,
ingressareis então no reino".
(dito 23 do Evangelho segundo São Tomás)


Esta senhora se chamava Elizabeth Aldworth. Observe que ela usa trajes maçônicos. Note a postura e o que há sobre o livro que ela aponta. Sua iniciação se deu em 1712 na Lodge No44 em Doneraile Court (Inglaterra).
Gravura retratando a primeira mulher na maçonaria

Abaixo vemos um retrato de Maria Deraismes, uma feminista francesa, co-fundadora da Respeitável Loja Le Droit Humain, (Maçonaria Mista), em Paris - 1893.
Foto da fundadora da Loja Maçônica Direitos Humanos de Paris

As mulheres maçons da imagem seguinte estão prontas para a Consagração de Templo exclusivamente feminino St. Ermins (Westminster, EUA). A foto é do dia 26 de Setembro de 1933. A Grão Mestre Elizabeth Boswell-Reid é a quarta mulher da direita para a esquerda.
Consagraçao de Templo Maçônico para Mulheres

Mulheres não participam da Maçonaria? 
A participação das mulheres na maçonaria é muito pouco conhecida por historiadores de nossa época, tendo em vista as dificuldades interpostas, dentre as quais a destruição de uma grande parte dos documentos que comprovavam tais fatos; os próprios maçons de lojas exclusivamente masculinas, resistiam e ainda resistem a idéia de que as mulheres possam fazer parte da sociedade maçônica.

Agora, responda: será que as mulheres da fotografia abaixo estão reunidas para um desfile de moda? (Clique sobre a imagem e ela se ampliará muito, abrindo em uma nova janela).
Reunião Maçônica Feminina

A senhora na “cadeira” de Salomão da foto seguinte é Brenda Taylor a Grão Mestre da Order of Women Freemasons ou Ordem das Mulheres Maçons. (Imagem de 2007).
Grão Mestre da Maçonaria de Mulheres


Para os interessados no tema, recomenda-se a leitura de "A Mulher na Maçonaria: Desde O Século Xvii Até Nossos Dias", de autoria de Esteva Maria Krinski.

13 comentários:

azul disse...
não ficou muito claro a questão de mulheres participando da marçonaria,visto que sabemos da proibiçao das mulheres nas lojas maçonicas.Se existiu a maçonaria feminina,por que existe hoje essa proibiçao?
Eterno.Aprendiz disse...
A Maçonaria com participação de mulheres não existiu, ela existe!

Embora consideradas irregulares por várias potências maçônicas, lojas mistas e exclusivamente femininas existem, inclusive no Brasil.

Esta é uma das questões anacrônicas e não resolvidas com que a maçonaria exclusivamente masculina convive.

Só o tempo dirá a solução, mas, pessoalmente, acredito que o rumo, inevitável, está traçado.
Anônimo disse...
VERMELHO disse...se sabemos que existe mulheres na Maçomaria, que com o passar do tempo provavelmente terão reconhecimento Nacional e Internacional,porque não se coloca este assunto em debate? E estas melheres porque não procuramum reconhecimento com potências,grandes Orientes,lojas, ????????
vilim disse...
-Não prezados Ir.:, não estamos na contramão da história. Se buscar-mos um estudo mais aprofundado de nossa Ordem, desde os tempos dos pedreiros livres e artífices das construções, seculo XI, até a criação, no século XVII da Maçonaria Simbólica sob grande infuência da Ordem Rosacruz,e sua evolução até o século XX, veremos que não foram publicadas quaisquer informações acerca do tema, ou seja, a Ordem sempre foi exclusivamente masculina. Sofremos alguns choques de pseudo/modernismos e liberalismos que a meu ver nos afastam das reais tradições da Ordem. Conheci a Venerável de uma loja mista, porém recusei o convite em conhecer e participar dos trabalhos.
Anônimo disse...
Gostaria de deixar o meu recado e protesto. Ao dizerem que não existe Maçonaria feminina as pessoas estão certa. O que existe são grupos feminino que se intitulam como Maçon. Mas as mesma não comunicam as futuras candidatas que elas estarão entrando em uma ordem considerada espúria e não reconhecidas como ordem maçonica. Na minha opinião estes grupos femininos fazem isso por puro ego por não serem aceitas na Verdadeira Maçonaria. Pois a verdadeira maçonaria não convida ninguém por e-mail, telefone ou carta. As que fazem isso tanto feminina como masculina são consideradas espúrias. Abraços a todos
Anônimo disse...
A maçonaria hoje não se chama especulativa? Então, como proceder dentro de uma situação que se diz tão conservadora? Se não é operativa, que seja, essencialmente constituida de homens ou pedreiros e artífices que pela sua própria atividade seria masculina. Como já citado é especulativa, então por que não ter a participação feminina, século 21 tempo de crescimento espiritual!
Elaine disse...
oi! ka . estou eu querendo saber talvez oque vcs sabem ;sempre procuro a resposta mas,,,nao as tenho talvez nao saibão na verdade ou tem medo de saber? temos que aprender umas com as outras! devemos seguir a grande MÃE não existe o sol sem a lua nem o sim sem o não! pensem vamos unir nossos conhecimemtos sem preconceitos de sociedade por;que talvez procuramos as respostas no lugar errado? pensem nisso?agradecida desde já saiba devemos nos UNIR!!!!!!!!!!
morgana disse...
como eternos aprendizes e buscadores, devemos sempre reconhecer a dualidade presente no universo... sim a maçonaria feminina existe, sempre existiu... não é correto considerar-la irregular.... poderia citar inumeros argumentos, historicos, filosoficos, misticos... a maçonaria ke eu keru, é uma maçonaria sem discriminação, uma maçoanria ke respeita opniões, graus... independente de sexo
Maçonaria Egipcia disse...
A Maçonaria é Universal. Desde a sua origem, no Antigo Egito, sempre esteve permeada por homens e mulheres em iguais condições. A condição de "uma ordem exclusiva de homens" trata-se de uma interpretação errônea dos seus primórdios,uma visão distorcida no Ocidente, na época em que predominava excessivamente o domínio machista. Somos a GLOMEB, maçonaria mista, inclusiva, independente e soberana, acreditamos na igualdade, liberdade e fraternidade na verdadeira acepção dessas palavras.
Anônimo disse...
Anônimo:Acho impressionante como ainda existem homens com essa mentalidade retrógrada,que mesmo conhecendo vários segredos da existencia humana,insistem em desconsiderar que o feminino e o masculino se completam.As mulheres ao terem acesso á iniciação maçõnica,automaticamente passam a conhecer os segredos e ritos há séculos executados apenas pelos homens.N aceitar isso n é Tirania;;;
Anônimo disse...
Acredito que tanto homens quanto mulheres, precisam de conhecimento para crescer espiritualmente, e de oportuninades para exercer a caridade. Independente do gênero temos todos a obrigação de crescer como seres humanos garantindo a todos a liberdade e a igualdade.
Afinal quando falamos de fraternidade, a meu ver, falamos de seres humanos unidos para o bem de todos, e o quanto mais forem os que se unem para isso, melhor.
Anônimo disse...
Ola,
Boa Tarde,
Eu creio que somos todos iguais perante Deus o Grande Arquiteto do Universo, Por isto tenho convicçao que as mulheres tem direito de ser maçom, hoje vemos que a Presidente do Pais e uma Mulher, assim quebrando toda barreira, entao uma mulher consegue ser Presidente de um Pais, mas nao pode ser maçom, isto e ridiculo, apoio a loja maçom femina, e creio que um dia todos seremos iguais, entao chega de preconceito ok!!!!
Ir:. Todos Abr:. Fr:.
Anônimo disse...
A maçonaria ao pregar a busca da verdade em todas suas nuances não pode estar presa a preconceitos. Quando dizemos que esta é conservadora não significa que seja retrógrada. Os Landmarks sao os pontos de inicio, não o final do nosso caminho. A igualdade deve ser respeitada pelas suas individualidades, o que vemos atualmente é uma briga de egos entre pessoas que servem a ordem, nao a ordem que serve a humanidade.

ideal.wakarimashta@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário