sexta-feira, 24 de agosto de 2012

34. Para os maçons!Quanto tempo leva para subir de grau na maçonaria?

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100703151259AAxUYP6


Olá a todos e boa noite, gostaria de saber de algum maçom aqui no yahoo respostas,quanto tempo leva para subir de grau no rito escoces antigo e aceito(REAA), já que são 33 graus.
São meses, ou anos ,para subir de grau na maçonaria.

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

No REAA, o "aumento de salário"(mudança de grau) obedece a um interstício.
De aprendiz para companheiro ( do grau 1 p/ o 2) é de um ano. Mas já foi de três anos.
De companheiro para Mestre também um ano. Mas já foi de cinco anos.
Porém, até o grau de Mestre Maçom, o interstício pode ser quebrado pelo Grão Mestre, inclusive tendo o Grão Mestre a prerrogativa de Iniciar (aprendiz), elevar (companheiro) e exaltar ( mestre) a primeira vista, ou seja, no mesmo instante. Mas isso só é feito em situações muitíssimo especiais.
Os graus filosóficos ( do 4 ao 33 ) fogem da alçada do Grão Mestre e da Loja Simbólica, ficando a cargo do Supremo Conselho do Grau 33 do REAA para o Brasil. O interstício médio é de seis meses, mas alguns graus são colados em sequência e outros são mais demorados. É claro que tudo depende do interesse do maçom. Lembrando que o Grau de Mestre Maçom é o mais alto dentro do simbolismo, podendo nele permanecer o maçom por toda a vida. O grau 3 ( mestre maçom) garante ao maçom a plenitude dos direitos maçônicos, podendo inclusive ser Grão Mestre.
  • 2 pessoas avaliaram como boa
Avaliação do autor da pergunta:
5 de 5
Comentário do autor da pergunta:
valeu..

Não é a resposta certa? Tente o Yahoo! Buscas

 

Outras Respostas (9)

  • "A escalada na hierarquia pode levar uma vida inteira"

    A estrutura da maçonaria tem a forma de duas escadas que começam e terminam juntas. O 1º passo do candidato é se tornar aprendiz. O 2º nível é o de companheiro de ofício e o 3º, de mestre maçom. Os 3 degraus iniciais são comuns ao rito escocês e ao de York. Depois disso, quem quiser subir na hierarquia deve escolher entre os dois sistemas ritualísticos. No escocês são 33 graus, enquanto o de York tem apenas 10. A história dos ritos também é diferente: para muitos estudiosos da maçonaria, o ritual escocês foi fundado na França por imigrantes que fugiam de perseguições. Já o de York surgiu na cidade inglesa de mesmo nome, onde teria sido aberta a primeira loja maçônica da Grã-Bretanha. No Brasil, o rito mais praticado é o escocês, mas estima-se que 85% dos maçons em todo o mundo pratiquem o de York.Alguns personagens importantes da tradição maçônica aparecem sobre os degraus desta ilustração, publicada pela primeira na revista americana Life, em 1956. Entre eles, o rei Salomão (indicando o caminho na base do rito escocês), que construiu o 1º Templo de Jerusalém, e George Washington (no 20º grau do mesmo rito, mestre ad Vitam), primeiro presidente dos EUA. Sob o arco estão as organizações irmãs da maçonaria. Mestres maçons são aceitos na Grotto e na Altos Cedros do Líbano. Meninas que têm um maçom na família podem ingressar na Filhas de Jó ou na Ordem das Garotas do Arco-Íris; mulheres, na Estrela do Oriente; e rapazes, na DeMolay. Apenas maçons de grau 32 e Cavaleiros Templários podem entrar para o Shrine. E a mulher de um Shrine pode ser uma Filha do Nilo.
    • 1 pessoa avaliou como boa
  • Apesar de o Rito Escocês possuir mais 33 graus, não é preciso que todos os maçons percorram todas essas etapas. Muitos podem se estabilizar em um determinado estágio e não querer assumir graus maiores. O tempo para galgar graus depende muito do empenho em adquirir conhecimento. Tudo na maçonaria é feito pela sabedoria, que vai levar o indivíduo ao seu aperfeiçoamento moral e à construção de uma vida melhor.
    • 2 pessoas avaliaram como boa
  • Ola Fabio,

    Nao existe um tempo. Tudo vai depender do que a pessoa entendeu nos estudos e quem vai dizer isso sao outras pessoas que irao analisar.
    Sao como provas de colegio, estude e passe, nao estude e nao passe! A diferença eh que no colegio voce tem apenas um ano para aprender, na Maçonaria voce tem uma vida e, a maioria nao sai do terceiro ano durante toda a vida!

    Saiba que tudo o que a Maconaria estuda esta contido em qualquer boa Biblioteca, basta saber o que procurar. Comece do principio!

    Boa sorte
  • http://www.fimdostempos.net/anticristo_poder_oculto2.html
    http://setimoportal.wordpress.com/tag/testemunha-de-jeova/
    http://www.vigiandoatorre.com/tumulo.htm
    http://ex-tj.blogspot.com/2008/04/smbolos-maonicos-nas-publicaoes-antigas.html
    http://www.reporternet.jor.br/testemunhas-de-jeova-e-a-maconaria/antigas.html
    http://heresiatofora.vilabol.uol.com.br/testemun.htm
  • Fábio, se vc está preocupado com tempo, faça um cursinho para PASTOR, que é bem rápido, em 3 meses vc já poderá abrir sua igrejinha.
  • cara... acho que vc mão deveria fazer esse tipo de pergunta aqui!!

    ps: não sou maçom.
  • CREDO!
    É UMA SEITA DE SATANÁS, ASSIM COMO O ESPIRITISMO E A MACUMBA!!
    • 1 pessoa avaliou como boa
  • O tempo do seu bolso.
    Pagou, subiu!
    • 3 pessoas avaliaram como boa
  • nao endendi direitoooooooooo
    • 2 anos atrás

Um comentário:

  1. Dia bom! Espero que todos vocês e suas famílias estejam seguros. A situação da Covid-19 está realmente piorando em todo o mundo, todos nós oramos a Deus todo-poderoso para nos fortalecer, para que possamos ficar vivos para testemunhar, trouxe boas notícias que todos podem se beneficiar e também ajudar o privilégio, se você são uma pessoa boa e gentil, que também querem fazer do mundo um lugar melhor para se viver, agora a sociedade maçonaria está selecionando as pessoas mais gentis que estão interessadas em ingressar na sociedade, e o bom é que a sociedade maçonaria não envolveu seus se em coisas más, eles não são como a sociedade illuminati, a sociedade maçonaria acredita em deus, eles são agrupados de pessoas que se reúnem para avaliar a condição original das pessoas e outras, uma vez que você se torna um membro da sociedade, eles têm uma quantidade significativa de benefícios que nos é dado a você como o novo membro, e você deve usar 10% do benefício para auxiliar o privilégio e entregar a credencial ao senhorio, exorto-o se você tiver interesse, encontre o endereço de contato oficial abaixo, você pode ser um dos sortudos aleatórios, todos têm dentro de si uma boa notícia, a boa notícia é que você não sabe o quão bom você pode ser! Quanto você pode amar! O que você pode realizar! E qual é o seu potencial, fique forte, levante-se, tenha uma voz.

    Whatsapp; + 31 687 329 133
    Endereço de e-mail; info.masonic.oregon@gmail.com

    ResponderExcluir