FILATELIA
• Filatelia Maçônica – Selos, cartas, envelopes e Carimbo Postais sobre maçonaria.
Este é um simples e limitado recopilação de informações que as partes interessadas possam expandir sobre este tema.
A filatelia, arte e técnica de coleta e transmissão de estudar selos Postais mensagens e símbolos, registros históricos, culturais e comemorativos duas mais diferentes países e culturas do mundo.
Se, inicialmente, os selos representavam apenas os bustos dos monarcas reinantes, personagens importantes ou escudos e brasões, a contínua necessidade de novos tipos de selos, adicionada ao desejo de injetar alguma variedade, levou as administrações postais a desenvolverem novos temas para as suas emissões, procurando inspiração nas culturas nacionais bem como na natureza. Atualmente a variedade temática em selos postais é impressionante, dando aos colecionadores temáticos muito com que se ocupar.
Na realidade, a variedade é tão grande que os temas tradicionais, como “navios” ou “pássaros” se tornaram praticamente impossíveis de completar, e os colecionadores temáticos acabaram por se começar a especializar ainda mais, por exemplo, em “navios de vela redonda” ou “pássaros não-voadores”.
Sendo a maioria dos novos selos postais existentes em boas quantidades, e acessíveis no que respeita a preços, colecioná-los significa, sobretudo conhecer profundamente o tema escolhido, para ser capaz de, ao percorrer os catálogos em busca de selos, reconhecer os que são relevantes e articulam um discurso temático. As associações de filatelia temática publicam regularmente listas e catálogos sobre os temas mais procurados.
A filatelia temática é oficialmente reconhecida como uma categoria para as exposições e concursos.
Filatelia é o estudo e o colecionismo de selos postais e materiais relacionados. A filatelia tem várias áreas de estudo, a saber: filatelia tradicional, história postal, préfilatelia, marcofilia, inteiros postais, filatelia temática, aerofilatelia, atrofilatelia, maximafilia, filatelia juvenil, literatura filatélica, selos fiscais, classe aberta e selos fiscais, classe aberta e um quadro.
O objetivo deste hobby é selecionar selos para compor uma coleção, que pode ser geral ou temática. Existem coleções que além dos selos possui informações sobre o tema, parâmetro utilizado por muitas pessoas nas coleções temáticas.
Enquanto entre as coleções gerais, pode-se dizer que se dividem em mundo e país. É freqüente encontrar coleções com apenas selos de um país, assim como de qualquer lugar do mundo. Quando não seguem nenhum critério este tipo de coleção é usual entre iniciantes.
Apesar de diferenças entre os vários tipos de coleções, além do que foi dito, um único ideal une os filatelistas de todo o mundo: a vontade de conhecer mais sobre um lugar, objeto, pessoa, país, etc. É o conhecimento que estimula os filatelistas a continuar com seu hobby apesar da diminuição das correspondências via Correios.
• Filatelia Maçônica – Selos, cartas, envelopes e Carimbo Postais sobre maçonaria.
Este é um simples e limitada recopilação de informações que as partes interessadas possam expandir sobre este tema.
Apresentado em coleções de filatelia, selos e outros (como Carimbos, cartas e envelopes Postais) ou tópico relacionado é Maçonaria, contendo histórico, homenagens, objetos, comemorações, rituais, lugares e símbolos Maçônicos. Selecionada como a mais interessante da nossa Coleção, incluindo selos raros, clássicos, antigos e modernos.
Um possível método de classificação
Um método de classificação das amostras de Filatelia maçônicas poderia, primeiro, tentar encontrar o motivo para ligar o carimbo com a Maçonaria.
Nos casos em que a imagem de uma pessoa é mostrada em um carimbo, você ir à procura de sua história, para ver se essa pessoa foi ou é um Maçom.
Outras imagens dos selos (edifícios, flores, pinturas e assim por diante) poderiam ser estudadas para determinar se eles podem retratar símbolos maçônicos ou podem ser conectados diretamente com uma pessoa que pertença à Maçonaria. Por exemplo, o arquiteto de um edifício pode ter sido um Maçom, a flor foi nomeada após um nome de um Maçom, ou a imagem foi criada por um Maçom.
É bastante difícil manter uma ligação que tem uma referência aos maçons familiares (ou seja, filhos ou netos que não eram maçons.)
Classes
De acordo com esta metodologia, podem ser identificadas seis classes de carimbos maçônicos, indo desde o mais alto ao mais baixo nível da recolha, resumir-se assim:
• Classe I: carimbos emitidos especificamente para uma finalidade maçônica. Estes selos mostram símbolos maçons e edifícios, geralmente um evento comemorativo maçônicas. Estas são consideradas os verdadeiros carimbos maçônicos devido à sua associação direta com o fim.
• Classe II: selos, que representam uma pessoa, a foto ou mostrar o nome de uma pessoa que foi ou é um Maçom.
• Classe III: selos mostrando um monumento dedicado a uma pessoa que foi um Maçom (incluindo a casa), aqueles que mostram um objeto que foi construído, descobertos, inventados ou criados por Maçons e coloca um nome com um nome de um Maçom.
• Classe IV: selos comemorativos algum evento ou entidade em que um Maçom teve um papel preponderante.
• Classe V: selos que tenham sido concebidas por um Maçom.

• Classe VI:
 carimbos involuntariamente mostrando símbolos que podem ser associados com os maçons.

AMÉRICA
ARGENTINA
Maçonaria Argentina 2007
Grandes Lojas da Argentina
150 º Aniversário das Grandes Lojas da Argentina.
O carimbo que não foi.
Selos.1.imagem
Os Correios do Uruguai, Brasil, França, Chile, Equador, Jamaica, Cuba, Inglaterra, entre outros, comemoram o aniversário de seus Grandes Orientes, Grandes Lojas.
No caso da Argentina, apesar dos seus selos postais são homenageados maçons; por razões desconhecidas o Correio Argentino nunca emitiu um selo comemorativo da maçonaria.
Consultadas as autoridades das Grandes Lojas, que fizeram apresentações relacionadas com a filatelia, mas, infelizmente, foi rejeitada.
Já completo 150 anos da fundação das Grandes Lojas da Argentina de Maçons Livres e Aceitos, mas muito antes a Maçonaria tem sido muito ativa no Rio da Prata, a fundação das Grandes Lojas é a 11 de Dezembro de 1857, o seu primeiro Grão Mestre Dr. José Pérez Roque e outros o sucederam como o Dr. Nicanor Albarellos, o Dr. Agostinho P. Feira, o Dr. Vicente Fidel López, Don Domingo Faustino Sarmiento, o Dr. Leandro N. Alem, Gral. Bartolomé Mitre, Arquiteto Luis São Luis.
A localização da primeira Grande Loja estava na Rua Bolívar, em seguida, mudou-se para o primeiro andar do antigo Teatro Colón, que foi erguido onde hoje está o edifício do Banco de la Nación Argentina, de frente para a histórica Praça de Maio, permaneceu ali até 3 de Março de 1872, quando se mudou para a Rua Cangallo 1242 (hoje, Rua Juan Domingo Perón), cujos planos de construção foram projetados pelo engenheiro Carlos E. Pellegrini, devido aos seus problemas de saúde, tomou conta da construção, Tamburini (autor do primeiro nível atual Teatro Colón), coadjuvado pelo engenheiro Luis A. Huergo.
É conhecido da Maçonaria ação na formação e na Independência da República, a partir de Don José de San Martín, Manuel Belgrano, Mariano Moreno, Juan Martín de Pueyrredón, Vicente López y Planes, como a maioria dos membros do Congresso de Tucumán 1816.
Entre os presidentes da Argentina 14 foram maçons, bem como 6 Vices.
Outros famosos estavam entre os maçons, escritores Jose Hernandez, Estanislao del Campo, Miguel Cane, José Marmol, Eduardo Wilde, José Ingenieros, Alejandro Korn, Leopoldo Lugones.
Jornalismo irmãos Varela Gutiérrez, Olegário V. Andrade, José Miguel Goyena Sixto Alvarez (Fray Mocho), Joaquín V. Gonzalez.
Na ciência Luis M. Drago, Juan Antonio Fernandez, Manuel Augusto Montes de Oca, José María Ramos Mejía, José María Moreno, Ricardo Gutierrez, Florentino Ameghino.
No teatro Florencio Sanchez, Roberto Casaux, Emilio Onrubia, Florencio Parravicini, Enrique MUIÑO.
Na arte Carlos Enrique Pellegrini, Ignacio Manzoni, Prilidiano Pueyrredón Martin Boneo, Ernesto de la CÁRCOVA, Rogelio Yrurtya, Mariano Agrelo.
A política do século XX, Leandro N. Alem, Hipólito Yrigoyen, Juan B. Justo, Alfredo Palacios, Estevez Boero, só para citar alguns.
É de destacar o desempenho dos homens na maçonaria Argentina, noutros momentos do país, como em 1868, a formação da Comissão maçônica para ajudar as vítimas da cólera. Em 1871 a criação da Comissão para as ajudas para combater a febre amarela, presidindo o corpo médico o Dr. Juan José Montes de Oca, que mais tarde se tornou famoso Comitê Popular para a luta contra a febre amarela, liderado pelo primeiro Grande Mestre da Grande Loja, o Dr. José Pérez Roque, juntamente com muitos membros da Ordem como, Argerich, Pereyra Lucena, Keil, William Zapiola, foram mortos no exercício da sua nobre dever humanitário e de voluntariado.
Em 1874 se cria o Corpo Maçônico de Ajuda aos Feridos que vem à ajuda das vítimas do terremoto devastador em Mendoza, que em 1880 o trabalho humanitário realizado no conflito bélico pelo que termina com o estabelecido da Capital Federal e para o que é o germe para a criação de uma instituição de origem maçônica, a Cruz Vermelha Argentina.
Também é notável atividade dos membros da maçonaria Argentina na discussão e aprovação da Lei sobre Registro Civil e Casamento Civil e da promulgação da Lei 1420 de Educação Comum, que institui obrigatório o ensino primário gratuito, secular, correr — Lei  Avellaneda no Ensino Universitário.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
MAÇONARIA
Quando a Sabedoria, a Força e a Beleza orientam as ações do homem.
A Maçonaria é uma sociedade iniciática de objetivos filantrópicos, filosóficos, educativos e progressistas. Introduzida no Brasil no período colonial, destaca-se pela influência que exerceu nos movimentos políticos do século XIX.
As novas idéias vinham de Portugal, trazidas por Maçons, que imigravam buscando fugir das perseguições da Inquisição.
A primeira Loja Maçônica dirigida por um Venerável Mestre foi fundada em 1801, no Rio de Janeiro. No Século XIX, o número de Lojas prolifera, sendo fundada a Loja Comércio e Artes, no Rio, que pouco depois se subdividiria em três, criando o Grande Oriente do Brasil.
A Maçonaria teve grande influência na Independência do Brasil, tanto que, logo após o 7 de setembro de 1822, D. Pedro I era aclamado Grão-Mestre.
Muitos movimentos da época trouxeram a marca da Maçonaria, como a Guerra dos Farrapos, a Sabinada e a Revolução Pernambucana. Nesta ocasião, políticos renomados tiveram a direção do Grande Oriente do Brasil como o Marquês de Abrantes, Barão de Cairu, Deodoro da Fonseca e o Visconde do Rio Branco, sem contar com as figuras de José do Patrocínio, André Rebouças, Luiz Gama, Campos Sales, Prudente de Morais, Silva Jardim, Lopes Trovão e outros.
Os selos divulgam os mais relevantes princípios e fundamentos da Maçonaria, como o de orientar no caminho da vida, animar e sustentar o homem em todas as dificuldades e adornar as ações, o caráter e o espírito do Maçom. Também instrui sobre a obrigação do aprendiz em desbastar a Pedra Bruta, desvencilhando-se dos defeitos e das paixões, que habita, preparando-se para a construção moral da humanidade, a verdadeira obra da Maçonaria. A ascensão dos Maçons que, pela fé e pelo esforço, tiverem conseguido transformar a Pedra Bruta em Pedra Cúbica, é outro aspecto valorizado pela Maçonaria e perpetuado por esta emissão.
O valor do selo postal como veículo de divulgação cultural conduziu à prática da Filatelia Maçônica, por volta dos anos 50, fato que levou à fundação do Clube Filatélico Maçônico do Brasil, em 1972, seguido por outros, bem como à realização de inúmeras exposições filatélicas sobre esse importante tema, contribuindo imensuravelmente para a difusão dos princípios da Maçonaria no mundo.
Maçonaria Brasil 2004
Selos Emitidos em alusão à Maçonaria
Selos Maçônicos do Brasil
Selo Comemorativo do Dia do Maçom Brasileiro
A Empresa Brasileira de Correios ECT, emitiu vários selos, carimbos e envelopes alusivos a maçonaria. Também emitiu selos sobre personalidades que foram maçons.
“O valor do selo postal como veículo de divulgação cultural conduziu à prática da filatelia maçônica, por volta dos anos 50, fato que levou à fundação do Clube Filatélico Maçônico do Brasil, em 1972, seguido por outros, bem como à realização de inúmeras exposições filatélicas sobre esse importante tema, contribuindo imensuravelmente para a difusão dos princípios da maçonaria no mundo”.
Segundo Laelso Rodrigues, Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, os selos divulgam os mais relevantes princípios e fundamentos da maçonaria, como o de orientar no caminho da vida, animar e sustentar o homem em todas as dificuldades e adornar as ações, o caráter e o espírito do maçom.
Os Correios do Brasil lançaram, no dia 20 de agosto de 2004, este conjunto de selos sobre maçonaria, representando elementos e símbolos maçônicos; no saguão da Fundação de Desenvolvimento Cultural (Fundec), uma quadra de selos em homenagem à maçonaria e ao Dia do Maçom, com uma tiragem de 3.200.016 selos, com arte de João Guilherme. O lançamento foi feito em conjunto com o Conselho Maçônico de Sorocaba e Votorantim e o Clube Philatelico Sorocabano, simultaneamente com o Senado Federal, em Brasília. Em comemoração ao evento também foram confeccionados envelopes e cartões postais oficiais.

Selos.2.imagem

Detalhes Técnicos
Edital: nº 16
Arte: João Guilherme
Processo de Impressão: Ofsete
Forma de emissão: quadra de selos
Folha: 24 selos
Papel: Cuchê gomado
Valor facial: R$ 0,50 cada selo
Tiragem: 3.200.016 selos
Picotagem: 11,5 x 11,5
Área de desenho: 33 mm x 33 mm
Dimensões do selo: 38 mm x 38 mm
Data de emissão: 20/8/2004
Locais de lançamento: Brasília/ DF, São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, São José do Rio Preto/SP, Manaus/AM, Curitiba/PR.
Impressão: Casa da Moeda do Brasil
A quadra lançada é composta dos seguintes selos:
Selos.3.imagem
O primeiro focaliza as colunas “Sabedoria, Força e Beleza”: A Sabedoria, que orienta no caminho da vida, a Força, que anima e sustenta o homem em todas as dificuldades, e a Beleza que adorna as ações, o caráter e o espírito do maçom.
Selos.4.imagem
O segundo selo “Desbastando a Pedra Bruta”: Representa o Emblema do Aprendiz, ao qual cabe a obrigação de desvencilhar-se dos defeitos e das paixões, para poder trabalhar na construção moral da humanidade, que é a verdadeira obra da maçonaria.
Selos.5.imagem
O terceiro focaliza a “Escada de Jacó”: Que simboliza a escala da hierarquia maçônica, na qual ascendem aqueles que pela fé e pelo esforço, tiverem conseguido transformar a pedra bruta em pedra polida, apta à construção da vida.
Selos.6.imagem
Por fim, o “Esquadro, o Nível e o Prumo”: Simbolizam as ferramentas utilizadas pelos maçons na construção da Ordem. O nível e o prumo se completam para mostrar que o maçom nivela todos os homens e cultua a retidão, não se deixando pender por interesses particulares, desvinculados dos princípios da igualdade.
Envelopes e carimbos
Selos.7.imagem
Selos.8.imagem
Selos.9.imagem
MAÇONARIA-2004- COMEMORATIVO DA XXVI REUNIÃO DA EXCELSA, EM FOZ DO IGUAÇÚ-PR 25 A 28 DE AGOSTO DE 2004, COM A SERIE MAÇONICA DE 4 SELOS E O CARIMBO COMEMORATIVO EM CARTOLINA DE PRIMEIRA, TIRAGEM MUITO LIMITADA, CERCA DE 50 EXEMPLARES, MEDINDO 22,5X16,5 CM.
Selo.88.imagem
MAÇONARIA-FRANKLIN DELANO ROOSEVELT-FOLHINHA FILATELICA ‘IN MEMORIAM’,COM O SELO AEREO E MAIS O CARIMBO COMEMORATIVO DE 20-05-1949,PEÇA EM CARTOLINA GROSSA BEJE
Selo.97.imagem
MAÇONARIA – - Franklin Delano Roosevelt, Presidente de Honra
“In Memoriam” voto do V Congresso da União Postal das Americas e Espanha
Selo.109.imagem
POSTAL,COM O SELO E CARIMBO COMEMORATIVO EM MEMORIA A FRAKLIN DELANO ROOSEVELT,EM 1949- TEMA MAÇONARIA
Brasil, 1973
151 Anos da Maçonaria no Brasil.
Homenagem ao Grande Oriente do Brasil – 1822/1973
Lançamento – 1973
Selo comemorativo:
Selo com o símbolo do esquadro e compasso.
Selo e Envelope de Primeiro Dia de Circulação (24 de agosto de 1973):
Selos.10.imagem
Selos.11.imagem
Selos.12.imagem
Em 17/junho/1822 foi instalado no Rio de Janeiro o Grande Oriente do Brasil sendo José Bonifácio de Andrada e Silva nomeado o primeiro Grão-Mestre.
Desenho por Maria Carmen Ribeiro e Suzana S. Fonseca.
Brasil, 1977
Cinqüentenário de Fundação das Grandes Lojas Brasileiras
Grande Lojas Brasileiras
Lançamento – 1977
Selo comemorativo emitido em 18/julho/1977
- Grande Loja da Bahia Nº: 1, fundada em 22.05.1927
- Grande Loja do Rio de Janeiro nº 2, fundada em 24.06.1927
- Grande Loja do Estado de São Paulo (GLESP) nº 3, fundada em 15.07.1927
O selo mostra símbolos do Esquadro, Compasso e a letra ‘G’, sobre o mapa do Brasil.
Desenho feito por J.P.Guimarães
Selo e Envelope de Primeiro Dia de Circulação:
Selos.13.imagemSelos.14.imagem
MAÇONARIA-EDITAL DO SELO DE 1973, EM HOMENAGEM AO GRANDE ORIENTE DO BRASIL, COM CARIMBO DE 1º DIA DO PARANÁ, 24-08-73- PEÇA, COM TEXTO TRILIGUE, PROTUGUES, INGLES E FRANCES, CONTANDO A HISTORIA DA MAÇONARIA, E DO  SELO
Selo.101.imagem
Selo.102.imagem
Maçonaria, de tiragem muito limitada, tamanho Oficio, com a serie em quadras de 2004 e carimbo comemorativo de Brasilia, e, tambem comemorando a XXVI Reunião da Escelsa, de Fóz do Iguaçú-Pr, de de Agosto de 2004, epoca do lançamento da serie da Maçonaria, TIRAGEM LIMITADISSIMA
Maçonaria: Envelope Loja Labor & Constancia
Selo.105.imagem
Maçonaria Selo Personalizado Loja Rio Preto/ São Paulo
Brasil, 1988
Sesquicentenário (150 anos) da morte de José Bonifácio de Andrada e Silva
1º Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil
Lançamento – 1988
Selo comemorativo:
Envelope de Primeiro Dia de Circulação (06 de abril de 1988), com o carimbo comemorativo:
Selos.15.imagem
Selo.104.imagem
Selos.16.imagem
Ilumina teus povos: dá socorro
Pronto e seguro ao índio tosco, ao negro,
Ao pobre desvalido; então riqueza
Teus cofres encherá…
Pintura de José Bonifácio com símbolos do Brasil Império e da Maçonaria.
Descrição do Edital: “O selo mostra a figura de José Bonifácio de Andrada e Silva, O Patriarca da Independência, com elementos que o identificam: o brasão de armas do Brasil independente, envolvido pela cruz da Ordem de Cristo, o martelete e o minério do mestre da mineralogia e, ainda, a faixa, o avental e o emblema maçônico para lembrar o Grão-Mestre de maçonaria.
“O artista fez o retrato a bico-de-pena e aquarela inspirando-se em uma gravura e uma litografia da época.”
Desenho feito pelo quadrinhista, pintor e historiador Ivan Wasth Rodrigues.
Maçonaria- selo de 1988, com Carimbo Comemorativo, em homenagem aos 150 anos da morte do Grão Mestre Jose Bonifacio de Andrada e Silva,patriarca da Independencia
Selo.85.imagem
Selo -em comemoração aos 200 anos de JOSE BONIFACIO DE ANDRADA E SILVA, 1963, GRANDE MESTRE MAÇOM, da era Imperial, carimbo comemorativo de Santos-SP,gravura em alto relevo
Selo.86.imagem
Maçonaria-Folha com selos, de 1988-150 anos da morte de Jose Bonifacio de Andrada, Grão Mestre da Maçonaria.
Selo.111.imagem
Selo.110.imagem
MAÇONARIA-JOSE BONIFACIO DE ANDRADA E SILVA-EMINENTE MESTRE MAÇON- COM CARIMBO COMEMORATIVO DA SERIE ”AOS HEROIS DO BRASIL”,SERIE DE 2008, ENVELOPE DOS CORREIOS TIPO OLHO DE BOI, PERFEITO
Brasil, 1992
Homenagem ao Grande Oriente do Brasil
Palácio Maçônico do Grande Oriente do Brasil – Brasília
Selo comemorativo emitido em 20/agosto/1992 (Dia do Maçom Brasileiro):
Lançamento – 1992
Selos.17.imagem
Selo emitido em 20 de agosto de 1992 (Dia Nacional do Maçom), em homenagem ao Grande Oriente do Brasil, o desenho é da artista Lucia T. V. Ramos. Do lado esquerdo esta o Esquadro e Compasso, símbolos universais da maçonaria. Do lado direito esta a maquete do Palácio Maçônico do Grande Oriente do Brasil (Brasília/DF.), que foi inaugurado em 04 de dezembro de 1992, ocasião em que era Grão-Mestre Geral o Irmão Jair Assis Ribeiro.
Selo.93.imagem
Homenagem ao Grande Oriente do Brasil-Maçonaria-Folha com selos, de 28-08-1992
Selo.96.imagem
MAÇONARIA – FOLHA DE 1977-COMEMORANDO OS 50 ANOS DA FUNDAÇÃO DAS GRANDES LOJAS NO BRASIL.
Selo.98.imagem
MAÇONARIA- COM O SELO DE 1977 E CARIMBO DE PRIMEIRO DIA E COMEMORATIVO DE FLORIANOPOLIS-
Selos e carimbo maçônicos.
Selo.99.imagemSelo.100.imagem
Brasil Selo Personalizado Maçonaria
Selo.106.imagem
Selo.108.imagem
CARIMBO DO CLUBE DE FILATELICO DO  MAÇONICO DO BRASIL
FLORIANÓPOLIS SC.
UMA QUADRA COM CARIMBO
FRANQUIADO COM CARIMBO
Selo.113.imagem
ENVELOPE CIRCULADO COM CARIMBO COMEMORATIVO VII EXPOSIÇÃO FILATÉLICA MAÇÔNICA E ACADEMIA RIO-PRETENSE MAÇÔNICA DE LETRAS, LINDA PEÇA, EXCELENTE OBLITERAÇÃO DO CARIMBO COMEMORATIVO, MAIS CARIMBO DATADOR DA AGÊNCIA FILATÉLICA DE S.J. RIO PRETO/SP
Selo.114.imagem
Brasil, 2007 e Uruguai, 2007 (emissão conjunta)
1807-2007 – Bicentenário de Nascimento do Maçom Giuseppe Garibaldi
Selo comemorativo:
Lançamento – 2007
Selos.18.imagem
O primeiro selo mostra Giuseppe Garibaldi a cavalo, levando a de seu papel na Revolução Farroupilha. O símbolo da maçonaria com o Esquadro bandeira dos revolucionários gaúchos, simbolizando a importância e Compasso aparece no canto superior direito.
Desenho feito por Márcia Mattos (Brasil).
Selos.19.imagem
O segundo selo apresenta à direita, o rosto de Giuseppe Garibaldi nas cores verde e branco e uma linha vermelha, simbolizando as cores da bandeira da República Italiana, em homenagem à Itália pela qual Garibaldi combateu. À esquerda, uma fragata do século XIX, em que tremula a bandeira do Uruguai, lembrando a atuação de Garibaldi como Comandante da Frota na defesa do governo daquele país.
Desenho feito por Carlos Menck Freire (Uruguai)
Selos.20.imagem
Maçonaria Catarinense – Brasil
Selo.57.imagem
CARIMBOS COMEMORATIVOS EMITIDOS PELOS CORREIOS
Selos.21.imagem
Selos.22.imagem
Selos.23.imagem
Selos.25.imagem
XXX Assembléia Geral  da Confederação da Maçonaria Simbólica  do Brasil
Local: Brasília – DF – Brasil
Lançamento – 07.11.2001
Arte: Anselmo Costa
Logo: AGCMSB
Selos.26.imagem
Selos.27.imagem
Selos.28.imagem
Selos.29.imagem
32º Aniversário de fundação da Loja Maçônica Mutirão nº 11
Guará I – Brasília-DF – Brasil
Lançamento – 27.11.2000
Local: Grande Loja Maçônica  do Distrito Federal
Arte: Anselmo Costa
Logo: Loja Maçônica Mutirão
Selos.30.imagem
38 Anos de Fundação da Loja Maçônica Mutirão nº11
Lançamento: 27.11.2006-Clube Filatélico Maçônico do Distrito Federal
Local: Brasília – DF – Brasil
Arte: Anselmo Costa
Tema: Colunas
Selos.31.imagem
-175 Anos de Fundação do Supremo Conselho do Gr 33º do REAA da Maçonaria para a República Federativa do Brasil
-I MOFILMA – Mostra Filatélica Maçônica – CFMDF
Lançamento – 12.03.2004-Clube Filatélico Maçônico do Distrito Federal
Local: Palácio Mário Behing – Goiânia – GO – Brasil
Arte: Anselmo Costa
Logo: REAA
Selos.32.imagem
- 47º Aniversário de fundação  do Grande Oriente do Estado de Goiás
- II MOFLMA – Mostra Filatélica Maçônica – CFMDF
Lançamento: 26.10.2004Clube Filatélico Maçônico do Distrito Federal -
Local: Grande Templo do GOEGO
Goiânia- GO-Brasil
Arte: Anselmo Costa
Tema: Logo GOEGO
Selos.33.imagem
Clube Filatélico Maçônico do Distrito Federal
- III MOFILMA – Mostra Filatélica Maçônica – CFMDF
Lançamento: 27.11.2006
Local: Brasília – DF – Brasil
Arte: Anselmo Costa
Tema: Logo: Clube Filatélico Maçônico do Distrito Federal
45º Aniversário da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal em 16 de fevereiro de 2008.
Foi lançado pelos Correios, o selo e o carimbo comemorativo aos 45 anos de fundação da GLMDF, por iniciativa do Clube Filatélico Maçônico do Distrito Federal.
Selos.38.imagem
Selos.39.imagem
Selos.40.imagem
Selo.1.imagem15/11/1997
25 Anos do Clube Filatélico Maçônico do Brasil. Florianópolis
Selo.2.imagem07/09/19971
1ª Exp. Nacional de Filatelia Maçônica – In Memoriam Alfredo Campos.Florianópolis
Selo.3.imagem06/09/1997
1ª Exp. Nacional de Filatelia Maçônica – In Memoriam de Salun J. Nacif. Florianópolis
Selo.4.imagem
05/09/1997
1ª Exp. Nacional de Filatelia Maçônica – In memoriam Manoel Gomes. Florianópolis
Selo.5.imagem04/09/1997
1ª Exp. Nacional de Filatelia Maçônica – Loja Simb. Lauro Muller. Florianópolis
Selo.6.imagem03/09/1997
1ª Exposição Nacional de Filatelia Maçônica – Sup. Conselho do GR. Florianópolis
Selo.7.imagem02/09/1997
1ª Exposição Nacional de Filatelia Maçônica – Conf. Maçonaria Simbólica. Florianópolis
Selo.8.imagem
01/09/1997
1ª Exposição Nacional de Filatelia Maçônica – Semana da Pátria. Florianópolis
Selo.9.imagem
25 a 31/05/1997
95 Anos da Loja maçônica Ordem e Trabalho. Florianópolis
Selo.10.imagem
CHILE
Chile 1997
50º Aniversario de la Confederación Masónica Interamericana (CMI)
Lançamento – 1997
Selos.41.imagem
Selos.42.imagem
50 º Aniversário das Grandes Lojas do Uruguai, Argentina e Chile
no Grande Templo do Uruguai, onde se fundou a CMI
Data: 8 de abril de 1997
Designer: Roberto Sepulveda B.
Impressão: Offset
Papel: Harrison
Impresso em: Casa da Moeda de Chile pela Empresa de Correios de Chile
Yvert: 1416 – Scott: 1208
Formato: 48 x 48 milímetros
Dentado: 13 1 / 4
Circulação: 100.000
Valor facial: $ 250 .-
Selos.43.imagem
Yvert: Bl. 50 – Scott: 1209
Impresso sobre folha de 85 x 105 numerada.
Valor facial: $ 1.200
Selo postal com temática maçônica, emitido pelos Correios de Chile no dia Martes 8 de Abril de 1997.
Prévio á XVII Grande Assembléia da C.M.I.,  realizada em Santiago de Chile, do 9 ao 12 de Abril.
Comemorativa dos 50 anos da Confederação Maçônica Interamericana. (C.M.I.)
O movimento da inter-americanista da Maçonaria começou em 1932, ano em que teve lugar em Santiago do Chile à primeira reunião das Grandes Lojas Americanas, e onde este evento é discutido e aceito o direito de asilo maçônico que contemple tanto as potências maçônicas regulares como a seus membros.
Uma década se passa e em 1943, várias comissões de trabalho das Grandes Lojas da Argentina, Chile e Uruguai se reuniram em Montevidéu, no Uruguai, sentando as bases que cristalizou em 14 de abril de 1947, quando a cerimônia fornecida pelo Grande Templo dos Maçons do Uruguai, se cria a Confederação Maçônica Interamericana (C.M.I.), o que torna realidade a aspiração das Obediências no continente.
Homenagem Francisco Bilbao Barqui
Lançamento – 1998
Selo postal emitido em 29 de Outubro de 1998, com uma tiragem de 50.000 exemplares, em homenagem ao Irmão Francisco Bilbao Barquin, nasceu em Santiago em 9 de Janeiro de 1823, faleceu no dia 19 de Maio de 1865, na cidade de Buenos Aires, á idade de 42 anos.
Selos.45.imagemSelos.44.imagemSelos.46.imagem
4º Congresso Maçônico Nacional.
Lançamento – 2000
Selo postal emitido em 23 de Junho de 2000, por motivo do Quarto Convento Maçônico Nacional, com uma tiragem de 50.000 exemplares, e envelope do Primeiro dia de incisão do Terceiro selo postal emitido com motivo do Quarto Convento Maçônico Nacional, autografado por el Grão Mestre.
Selos.48.imagem
Selo.ch.imagem
VII Conferência Mundial das Grandes Lojas
Lançamento – 2004
Selos.49.imagemSelos.50.imagem
REPÚBLICA DO EQUADOR
Equador, 2006
Maçonaria Equatoriana
Selos.51.imagem
Selos.52.imagem
Maçonaria Equatoriana
Impresso por: Correios do Equador
Data: 12 de dezembro de 2006
Tópico: Maçonaria Equatoriana
Largura: 28 mm Altura: 38 milímetros
Dentado: 13 x 13
Impresso por: Unidade Postal Novos do Equador
Selos.53.imagem
O primeiro selo mostra elementos e símbolos maçônicos sobre piso de mosaicos da loja. Entre estes elementos estão a Colméia, o Esquadro e Compasso sobre o Livro, a Espada, a Lamparina, a Coluna, o Pentagrama e outros.
Valor facial: U$D 0,25
Motivo: Altar e da andar loja
Selos.54.imagem
Valor facial: U$D 0,40
Motivo: Esquadro e Compasso
Grande Loja do Equador
Grande Loja Equinocial do Equador
República do Equador O segundo selo mostra a letra ‘G’ dentro do Esquadro e Compasso, sobre a Estrela Flamejante.

REPÚBLICA DE PERU
NOVEDADES EM FILATELIA MAÇÔNICAS
UM SELO PERUANO
125 Anos da Grande Loja do Peru
Lançamento – 2007
Selos.55.imagem
Selos.56.imagem
Dois novos selos de recente edição engrossam a coleção de filatelia maçônica.
Em 2007, os Correios do Peru lançaram um selo comemorativo 125º aniversário da fundação das Grandes  Lojas do Peru.
Este selo, feito em Offset policromatico, tem como motivo central Coluna B.’. e J.’. que flanqueiam o mapa do país, disposto sobre um piso de mosaico.
O primeiro é um selo publicado pelo Correio do Peru, em comemoração ao 125º aniversário das Grandes Lojas naquele país. Seu valor nominal é 6,50 soles. A dentadura é de 13 3 / 4 e os seus Extreme 30 mm. (W) x 40 mm. (alta)

REPÚBLICA DE SURINAME
Comemorativo a Loja Maçônica “Concórdia” nº 10 – Paramaribo
Lançamento – 1961
Selos.57.imagem
Selos.58.imagem
REPÚBLICA ORIENTAL DO URUGUAI
O ideal da Maçonaria chegou à costa da Banda Oriental na intelectualidade dos oficias dos navios espanhóis, que fundeavam no principal porto, naquela época, Montevidéu. Instalou-se em terra, onde o 14 de março de 1751 tomou posse como primeiro governador de Montevidéu, Marechal de campo José Joaquim de Viana, famoso maçom iniciado na Espanha. Pouco após a 3 de fevereiro de 1807, depois de os britânicos invadiram e tomaram a capital, seu batalhão irlandeses instalou a primeira Loja Nº 192 Montevidéu, onde é iniciado Miguel Furriol, o primeiro dos residentes locais. Desde então, Maçonaria no Uruguai foi ampliando e aumentando o número dos seus membros, os que acompanham a evolução do pensamento mundial, o que claramente refletida a reavaliação de liberdade, sem dogmas, transformou a princípio, para as instituições.
Em 17 de julho de 1856 é o reconhecimento institucional de Maçonaria do Uruguai, com a concessão de sua carta patente, o que lhe permite juntar as maçônicas regulares circuito mundial, atualmente das mais antigas.
Nomeclator das principais cidades do país presta homenagem a homens, presidentes da República, constituintes, legisladores, escritores, professores, dirigentes sindicais, os doadores, os cientistas e pioneiros, para detectar diferentes disciplinas, integrando os militares e hoje são lembradas como figuras digno de veneração nacional. Os mesmos princípios que faz muitos mais de dois séculos começou a permear a sociedade, a sua constituição, suas leis e padrões de vida, continuam válidos.
A doutrina básica Liberdade de pensamento e ação, além de posição política, ou igualdade econômica, ainda inalcançada aspiração fervorosa, fraternidade e da tolerância como os sentimentos que deprimem as diferenças de crenças, ideais, raça ou posição, continuam a ser as princípios da Maçonaria do Uruguai.
Maçonaria do Uruguai.
Lançamento – 2003
Selos.59.imagemSelos.60.imagem
Administração Nacional de Correios
Maçonaria do Uruguai
Detalhes técnicos:
Data de Emissão: 29/10/2003
Código: 2003-46-H
Número de selos na folha: 1
Categoria: Folha de Filatelia
Selos.61.imagem
Uruguai 2006 Filatelia
Selos.62.imagemSelos.63.imagem
150 Años de la Masonería en el Uruguay 1856-2006
Lançamento – 2006
Código: 2006-08-C
Data de emissão: 15/08/2006
Valor: 16 (pesos)
Circulação: 15.000
Caricaturista: Ciro Jaumandreu
Administração Nacional de Correios Divisão Filatelia
Resenha do Selo: 150 Anos da Maçonaria no Uruguai
Embora a existência da Maçonaria em solo uruguaio data do século XVIII, não era até 17 de julho de 1856, quando o Grande Oriente do Brasil concedeu ao Supremo Conselho do Grau 33 e último do Rito Escocês Antigo e Aceito para a República Oriental del Uruguay, fundada em 24 de junho de 1855, carta patente reconhecida como legal e regularmente constituído o Supremo Conselho e o Grande Oriente do Uruguai.
Foram consolidadas e, pela unificação do frutuoso trabalho de seu fundador, Irmão Gabriel Perez, 33 º, da Maçonaria do Uruguai, nucleadas em seus seios as Lojas Asilo da Virtude, Constante Amizade, Perseverança, Decretos da Providência, Fé, Esperança, Caridade, União e Beneficência, Sol Oriental, todos os de Montevidéu, Cristóvão Colombo de Paysandu, Restauração de Cerro Largo, Filantropia de Gualeguaychú e União do Prata de Buenos Aires, a maior parte das quais, juntamente com outras que foram criadas ao longo dos anos, continuam hoje, como homens livres ao serviço dos seus ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
Estatuto jurídico reconhecido em 1882, a Maçonaria do Uruguai, através de seus homens, como nos ajudou o processo de Independência na Assembléia Constituinte e da Paz de 8 de outubro de 1851, na modernização do país, no chamado “combate laico” e no progresso social e cultural de todos os uruguaios.
Personalidades de todas as idades e de todas as profissões e ofícios, tais como José Rondeau, Manuel Oribe, Gabriel Antonio Pereira e Tomás Berreta; Eugenio Garzón, Leandro Gómez, Pablo Armando Bañales e R. Lerma, Isidoro de Maria, Francisco Acuña de Figueroa, Pedro Figari, Antonio M. Grompone; Justino Jiménez de Aréchaga, Eduardo Acevedo, Carlos Bastos e Júlio de Castro, Francisco A. Maciel, Teodoro Vilardebó, Pascual e Harriague Vidiella Francisco, para citar apenas alguns deles pertencia à Maçonaria e contribuíram na sua tarefa.
Hoje, como ontem, a Maçonaria uruguaia continua lutando por respeito pela dignidade humana e elevar o padrão moral e intelectual da sociedade, promovendo a liberdade de consciência e de tolerância, ideológica, religiosa e política, com a liberdade de pensamento e de inalienável direito de exprimir e agir de acordo com ela, o centro de seu trabalho para um diálogo aberto, plural e profundamente democrático.
Bicentenário de Nascimento de Giuseppe Garibaldi.
Lançamento – 2007
Selos.64.imagem
Selos.65.imagem
Só 15.000 tiragem
Sua imagem, o seu barco em seus cavalos acrescentado ao pavilhão o símbolo Maçom.
Selos dois comemorativos, um em emissão conjunta com Brasil
CANADÁ
Shriners
Selo Canadense em homenagem ao Shriners
Lançamento – 2001
Selos.66.imagem
Selos.67.imagem
ESTADOS UNIDOS DE AMÉRICA
Bicentenário de nascimento de Giuseppe Garibaldi
Lançamento – 2007
Selos.68.imagem
MAÇONARIA-HOMENAGEM A GEORGE WASHINGTON- FOLHINHA POR OCASIÃO DA ” EXPOSIÇÃO FILATELICA PACIFIC-97” EM S.FRANCISCO-CALIFORNIA-USA-PEÇA PLASTIFICADA- -MEDINDO 15X19 CM, EM CARTOLINA BRILHANTE,PEÇA SEM SELO OU CARIMBO FILATELICO
Selo.90.imagem
Coleção de Filatelia com motivos maçônicos.
Selo.107.imagem
Maçonaria Benjamin Franklin Est. Unidos
Selos.71.imagem
Paul Revere
Selos.70.imagem
Nat King Cole
Selos.72.imagem
Walt Disney
Selo.11.imagemCentenario US Correios
Selo.12.imagem
Selo.13.imagemAstronauta Aldrin Primeiro Maçom na lua
Selo.14.imagem
G.Washington Nat. Mas. Memorial
Selo.15.imagem
175° Anniversario GLNY
Selo.16.imagem
B.Franklin
Selo.17.imagem
Adm. R. Byrd USN
Selo.18.imagem
100° An. Do Obelisco Central Park NY
Selo.19.imagem
Andrea Chenier. IT
Selo.20.imagem
Selos.77.imagem
Sir. W. ChurchilSelo.21.imagemAstronauta Cooper
Selo.22.imagem
50° An. A. Duerer. D
Selo.23.imagem
Revolução Finaciera dos E.U.A.
Selo.24.imagem
B. Franklin
Selo.25.imagemPres. G. Ford com autógrafo
Selo.27.imagem
E. Hoover Dir. FB
Selo.28.imagem
Oliver H. Kelley
Selo.29.imagem
Louis Kossuth
Selo.30.imagem
Selos.76.imagem
Bicentenário de Lafayette US
Selo.31.imagem
50° An. Do vôo de C. Lindbergh
Selo.32.imagem
A. F. Liszt musico.
Selo.33.imagem
Thomas Marshall
Selo.34.imagem
Maçônico Americano
Selo.35.imagem
Selos.74.imagem
Charles H. Mayo
Selo.36.imagem
Gen. D. McArthur
Selo.37.imagem
Pres. James Monroe
Selo.38.imagem
Brig.Gen. D. Morgan, 1781
Selo.39.imagem
Selos.78.imagem
Feira Mundial de New York
Selo.40.imagem
Centenário 1ª exibição Maçônica 1847
Selo.41.imagem
200° Loja Die Frische Trouew.NL
Selo.42.imagem
Selos.69.imagem
Oliver Hardy
Selo.43.imagem
Selos.73.imagem
Peary Descobre Polo Norle
Selo.44.imagem
P.Rever G.Master MA, Usa
Selo.45.imagem
Pres. Teddy Roosevelt
Selo.46.imagem
Pres. Harry Truman
Selo.47.imagem
Bicentanario G.L. Vermont
Selo.48.imagem
G.Washington Nat. Mas. Memorial
Selo.49.imagem
Washington – Maçom
Selo.50.imagem
G. Washington, Virginia
Selo.51.imagem
225° Aniversario de G. Washington
Selo.52.imagem
40° Aniv. Clube Filatelico de Milwaukee
Selo.53.imagem
John Wayne
Selo.54.imagem
Alunissagem na Lua
Selo.55.imagem
Luis Armstrong, musico
Selo.56.imagem
Clark Gable
MÉXICO
Grande Loja Vale do México
XIV Supremo dos Conselhos Mundiais – R. ‘. E.’. A.’ . A.’.
Lançamento – 1990
Selos.79.imagem
Selos.80.imagem
ANTIGA & BARBUDA
150 Anos da Loja Maçônica Saint John’s nº 492.
Lançamento 1993
Selos.81.imagem
Selos.82.imagem
Selos.83.imagem
Selos.84.imagem
Selos.85.imagem
ANTILHAS HOLANDESA
Bicentenário da Loja “De Vergenoeging nº 12.
Lançamento – 1985
Selos.86.imagem
Selos.87.imagem
Selos.88.imagem
Selos.89.imagem
ARUBA
75º Aniversário da Loja Maçônica “O Sol Nascente” nº 113.
Lançamento – 1996
Selos.90.imagem
Selos.91.imagemSelos.92.imagem
BARBADOS
Prince Hall
Lançamento – 1976
Selos.93.imagemSelos.94.imagem250 Anos da Maçonaria em Barbados
Lançamento– 1991
Selos.95.imagem
Selos.96.imagemSelos.97.imagemSelos.98.imagem
BEQUIA GRANADINAS DE SÃO VICENTE
Tio Patinhas – Grão Mestre Maçom.
Lançamento – 1989
Selos.99.imagem
CUBA
Maçonaria de Cuba 1956
Grande Templo Nacional Maçônico em La Habana
Selos.100.imagem
Em 05 de junho de 1956, os Correios de Cuba para comemora a inauguração do Grande Templo Nacional Maçônico da Grande Loja de Cuba, emitiram estes dois selos postais comemorativos nos valores de 4 e 12  cents.
Na sua cobertura se encontra um globo e sobre ele o esquadro e o compasso
Emitido em: 5 de junho de 1956
Dentado: 12 1 / 2
Redação: Impresso em Cuba
Edifício do Grande Templo Nacional Maçônico.
Lançamento – 1956
Selos.101.imagem
Yvert: 440 – Scott: 558
Valor facial: 4 centavos
Côr: Azul Celeste
Selos.102.imagem
Correio aéreo
Yvert: 133 – Scott: C135
Valor facial: 12 centavos
Côr: Verde
Selo.59.imagemSimon Bolivar Cuba
JAMAICA
250 Anos da Maçonaria Inglesa na Jamaica.
Lançamento – 1992
Selos.103.imagem
Selos.104.imagem
Yvert: 807 – Scott: 771
Valor facial: $ 25. -
Motivo: A ilha da Jamaica iluminada pelo Olho,
que está dentro do triângulo, rodeado por campos de trigo e Acácia.
Data: 1º de maio de 1992
Selos.105.imagem
Yvert: 804 – Scott: 768
Face Value: 50c
Motivo: No fundo a ilha da Jamaica,
sobre ela o Esquadro e o Compasso (Gr MM:.)
no centro a letra G sobre ele um punho com o Maço.
Selos.106.imagem
Yvert: 805 – Scott: 769
Valor facial: $ 1.10
Motivo: O Esquadrão, ou o nível e prumo
como parte de um vitreaux na ilha da Jamaica
Selos.107.imagem
Yvert: 806 – Scott 770
Valor facial: $ 1.40
Motivo: Square e Compass (Gr MM:.) Sobre o livro da Lei,
abaixo da ilha da Jamaica está rodeado por campos de trigo e Acacia.
ST. KITTS
150 Anos da Loja Maçônica “Monte das Oliveiras”-Basseterre.
Lançamento – 1985
Selo 109.imagemSelos.109.imagem Selos.110.imagemSelos.111.imagem
150 Anos da Loja Maçônica “Monte das Oliveiras”-Basseterre.
Lançamento – 1985
Selos.112.imagem
150 Anos da Loja Maçônica “Monte das Oliveiras”-Basseterre.
O Grande Velho De Maçonaria em St. Kitts
Irmão James Derrick Cardin M.B.E.P.M.-1871-1954
Lançamento – 1985
Selos.113.imagem
150 Anos da Loja Maçônica “Monte das Oliveiras”-Basseterre.
Estandarte da Loja Monte das Oliveras
Lançamento – 1985
Selos.114.imagem
150 Anos da Loja Maçônica “Monte das Oliveiras”-Basseterre.
Carta Constitutiva 1835
Lançamento – 1985
Selos.115.imagem
REPÚBLICA DOMINICANA
VIII Conferência Interamericana da Maçonaria Simbólica – São Domingo
Lançamento – 1970
Selos.116.imagemSelo.60.imagem
Selos.118.imagem
125 Anos da Maçonaria Dominicana.
Lançamento – 1983
Selos.119.imagem
Serie Octava Conferencia Masónica Interamericana.
Scott No. 672
Papel ordinario
Color verde
Fecha de la emisión: 2 de marzo de 1970.
Impresos por Litografía Ferrúa Hnos. C. por A., de Santo Domingo.
Maçons reclamam Estado laico e anulação da Concordata
Os maçons Dominicanos sugeriram que a reforma constitucional que vai discutir e decidir a Assembléia Nacional a partir do próximo, 27 de fevereiro deve incluir o estabelecimento, em nosso país um Estado laico, completamente independente de qualquer influência religiosa, com o Estado para garantir a igualdade absoluta todos os seus cidadãos professando diferentes religiões. Desta forma, a República Dominicana, que, em princípio, pertence a todos igualmente, que possam interferir ou preferência em um campo onde o direito ao prêmio de consciência e de culto, e cuja liberdade está consagrada na nossa Constituição.
Esses critérios foram apresentados, pela Grande Loja da República Dominicana, ao presidente do Senado, uma proposta de reforma da Constituição, a fim de ser debatida pela Assembléia Nacional.
“O papel do Estado seria limitado para salvar e para que respeitem o direito à liberdade de consciência e de culto de cada cidadão, sem distinção, qualquer preferência ou privilégio”, disse Felipe Perez de Castro, Grão Mestre do Grande Loja, que acrescentou que o princípio jurídico já está firmemente estabelecido em países do mundo com os mais elevados níveis de desenvolvimento social e político em que o Estado não tem religião e não pode promover qualquer forma particular. Inversamente, as próprias religiões, eles não devem interferir em assuntos de Estado, segundo o critério dos maçons.
Maçonaria Dominicana, que é definida como democrático herdeiro ao pensamento liberal do ilustre Maçom Juan Pablo Duarte, fundador da República, disse que, após a assinatura da Concordata de 1954 entre o Estado Dominicano, que é democrático, e Estado do Vaticano, que é teocrático, o direito à liberdade de consciência e de culto de um vasto segmento da população Dominicana foi violado pela Igreja-Estado aliança que existe entre nós. “A Concordata apensa à Estado Dominicana, que é tudo em uma fé e uma religião e privados, deve ser uma questão pessoal e sujeito à liberdade de consciência de cada cidadão”, como os maçons.
De Castro sublinhou que a moderna Maçonaria Universal, desde o seu início na Inglaterra em 1717, adotou o lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade, que mais tarde foi utilizado pelo movimento revolucionário francês. “O povo Dominicano amadureceu o suficiente para que as diferentes religiões gozam de igualdade de tratamento e isso pode ser conseguido oficial claramente estabelecido na nossa Constituição que o Estado é laico”, disse o Grão Mestre do Grande Loja.
HONDURAS
Cinqüentenário da Grande Loja de Honduras.
Lançamento – 1972
Selos.120.imagemSelos.121.imagemSelos.122.imagemSelos.123.imagemSelos.124.imagem
Honduras, 1935-1938
Templo Maçônico de Tegucigalpa
A imagem mostra o Templo Maçônico de Tegucigalpa, com duas colunas quebradas que representam a destruição do primeiro Templo de Salomão, em Jerusalém.
Selos.125.imagemSelos.126.imagem
Republica de Honduras
– Templo Maçônico de Tegucigalpa
– Correio Terrestre
– U.P.U. (União Postal Universal)
Método de impressão: Gravura
Gravado e Impresso pela American Bank Note Company
Valor facial: 1 Centavo.
A imagem mostra o Templo Maçônico de Tegucigalpa, com duas colunas quebradas que representam a destruição do primeiro Templo de Salomão, em Jerusalém.
Historia da Loja Igualdad Nº 1
Selos.127.imagem
Em 28 de abril de 1911, quando era Presidente da República, e do Dr. V. ‘. H. ‘. Francisco Bertrand, uma reunião preparatória para a Fundação de uma Loja sob o nome de Igualdade, cuja Carta não dispensa tomadas foi conhecido em 21 de julho de 1911. Recebeu sua Carta patente, que foi formalmente instalada em 15 de novembro de 1911 sob o nome de Loja Igualdade n º 1. O Templo da Loja aberta foi em 1915.
Fundadores:
(1) Maximilian Sagastume. (2) Monica Zelaya. (3) Miguel Bustillo Oquelí. (4) Timothy Miralda. (5) Urbano Ugarte. (6) Julian Baires. (7) Miguel R. Duron. (8) Frederick C. Channels. (9) Ramon Landa. (10) Purificação Estrada. (11) J. Agapito Fiallos. (12) J. Feliciano de Castro. (13) e Carlos Hartling (14) Lainez Silvério.
O Templo Maçônico.
A história da construção do Templo é um belo exemplo de uma combinação harmoniosa de virtudes Maçônica, entre as quais ou humilde nascimento do trabalho inicial.
A construção começou em novembro de 1913 e termina em janeiro de 1915.
Escola América Central
A Escola Central foi fundada pela Loja Igualdade N º. 1, em 1930 e até o ano de 1970, se instalou em torno da construção do Templo. Hoje, com mais de 600 estudantes.
Selos.128.imagem
Loja Maçônica Igualdade nº1 – Tegucigalpa.
Lançamento – 1935
Selos.129.imagemSelos.130.imagemSelos.131.imagem
Maçonaria Honduras
Interior da Loja Maçônica Igualdade nº1- Tegucigalpa.
Lançamento – 1949-1957-1964/5-1970
Loja Maçônica Igualdade n º 1 – Tegucigalpa
Comemorativas sucessão presidencial para o período 1949-1955 – 19 de Janeiro de 1949
Selos.132.imagemSelos.133.imagem
Yvert: 327 – Scott: 355
Original emissão do Dia: setembro 17, 1949
Valor de face: 1 Lempira – Sobrecarga Lempira 0,40
Serviço: Aerial – Dentes: 12
Impresso em: American Bank Note Company
Motivo: Dentro do Templo da Loja Igualdade n º 1

EUROPA
ALEMANHA
Wolfgang Amadeus Mozart
Selos.134.imagem
O selo foi emitido em 1991 pelo Correio Alemão para comemorar os 200 anos da morte de Mozart, o selo esta inserido numa folhinha que faz alusão a “flauta mágica”.
Mozart foi iniciado na Maçonaria em 14.12.1784, aos 28 anos, na loja “A Beneficiência” (Zur Wohltatigket) em Viena-Austria, uma dentre as 57 oficinas (17 na Áustria, 7 na Bohêmia, 4 na Galícia, 12 na Hungria e 17 nos Países Baixos), filiadas à Grande Loja da Áustria ( Grosse Landesloge von Österreich). Eram apoiadas pela poderosa Grande Loja da Alemanha. A Loja “A Beneficiência” realizava suas sessões no templo de uma loja maior e mais influente, chamada“ A Verdadeira Concórdia” (Zur Wahren Eintracht).
Die Zauberflöte e o simbolismo dos Maçons.
A Flauta Mágica pode ser apreciada, simplesmente, como um conto de fadas encantador, mas Mozart impregnou sua obra de arte com simbolismo profundo da Maçonaria. Há tantos elementos maçônicos representados na ópera que muitos Maçons se irritaram por terem seus segredos retratados abertamente no palco.
Centenário do Museu Maçônico
Lançamento– 2002
100 anos do Museu Alemão Maçônico em Bayreuth
Selos.135.imagemSelos.136.imagem
Data de emissão: 4 de abril de 2002
Valor facial: 0,56 €
Dentado: 14 – Papel: Fluorescente
Tamanho: 46,0 mm x 27,32 milímetros
Desenho: Paul Effert, Kaarst
Yvert: 916 – Scott: 2153 – Michel: 2247
Motivo: No centro desenho da fachada do Museu, nas extremidades de duas taças com motivos maçônicos razões (“Canhões”) usados para brindar rituais, Jóias e Avental do Grão Mestre, Príncipe de Thurn Anselm Regensborg
O Museu Maçônico Alemão
Selos.137.imagem
O Museu Maçônico Alemão, esta situado na cidade de Wagner, Bayreuth.
A Loja local “Eleusis zurVerschwiegenheit” (Os Mistérios de Eleusis), fundada em 1741 e com a Carta Patente nº: 6 uma das lojas mais antigas da Alemanha, começou um museu em seu local em 1902.
O que começou sendo uma coleção de objetos se converteu em anos recentes – com a ajuda de técnicos em museología – num museu que segue a didática moderna. O visitante pode observar uma descrição detalhada do caráter e das origens da Franco Maçonaria.
Na atualidade, o museu, contem uma das coleções maçônicas, maiores do mundo: objetos maçônicos de vários tipos, como jóias de lojas, objetos rituais, tapetes de lojas, e a maior biblioteca maçônica maior dos países de fala alemão.
Entre os itens do museu se podem, encontrar exemplos excepcionais de artistas de todas as ramas da arte, que expressam seu sentido da vida, influenciados pela maçoanria dos séculos e meio.
Maçom ou não o conceito do museu faz sua visita uma experiência memorável.

ÁUSTRIA
Maçonaria na Áustria
Cartão Postal do Castelo de Rosenau – Salzburg (Museu Maçônico)
Lançamento -1993
Selos.138.imagem
Carimbo postal comemorativo ao Museu Maçônico -Rosenau – Áustria
Lançamento -1997
Selos.139.imagem
Comemorativo ao Clube Filatélico Quatuor Coronati.
Lançamento – 2002
Selos.140.imagemSelos.141.imagem
Áustria, 2006
Mozart e a Maçonaria
Lançamento – 2006
Selos.142.imagem
Do Correio da Austria
Maçonaria na Austria
(Freimaurerei in Österreich – Freemasons in Austria)
O Correio austríaco lançou – com uma tiragem de 350.000 exemplares – um grande selo sobre o bloco dedicado a Maçonaria de Viena e Rosenau, cujo valor nominal é de 100 marcos.
O projeto – realizado pelo artista Wolfgang Seidel – reproduz uma conhecida pintura óleo – Die Wiener Freimaurerloge “Zur gekrönten Hoffnung” (a loja maçônica “Zur gekrönten Hoffnung”) -  de autor desconhecido, feita em torno de 1790, que está preservada em Museu Histórico da Cidade de Viena.
A obra remete a uma Seção Magna de elevação de grado, não iniciação, como tem sido interpretado por alguns autores. Isso é evidenciado pelo fato de que o candidato está vestindo avental, que são exigidos como condição de ritual para um aumento salarial.
No canto direito inferior da pintura, o autor anônimo coloca as figuras de Amadeus Mozart e Schikaneder Inmannuel, libretista da “Flauta Mágica” na conversa. Ambos estão adornadas com Jóias de Venerável Mestre.
É também possível que o artista quis representar o músico moravo, Pavel Vranický (1756-1808), também iniciado nessa mesma Loja (o quarto a partir do canto inferior direito).
Por sua parte, na pintura a Seção é presidida pelo príncipe Nicolaus Esterhazy
Selos.143.imagem
Este selo é um bloco (selo destacável de uma folha maior) mostrando uma cena do ritual de elevação de grau em uma loja austríaca. A imagem possui inúmeros detalhes e símbolos, sendo alguns visíveis somente com uma boa lupa. No canto inferior à direita, aparecem os membros da loja maçônica de Viena Emanuel Schikaneder (autor do texto da ópera A Flauta Mágica) e Wolfgang Amadeus Mozart (iniciado na maçonaria em 1784).
Selos.144.imagem
A ilustração foi feita por Wolfgang Seidel baseado na pintura a óleo que retrata a Loja Maçônica de Viena, “Die Wiener Freimaurerloge – Zur gekrönten Hoffnung”, quadro de autor desconhecido, datado de aproximadamente 1790, exposto no Museu Histórico da Cidade de Viena.
Veja abaixo alguns detalhes ampliados: O homem com a venda, a cobra em torno da coluna, a estátua de Hermes e o bastão com duas cobras, a estrela de seis pontas, o esquadro, a régua, o avental, a espada do maçom e outros.
Selos.145.imagemSelos.146.imagemSelos.147.imagemSelos.148.imagemSelos.149.imagemSelos.150.imagem

BÉLGICA
Os acontecimentos relacionados com a revolução de 1830 e do nascimento do Reino da Bélgica trouxe graves problemas para a Liberdade dos maçons. Loja e irmãos estão divididos sobre se pretende ou não manter vínculos com o Grande Oriente da Holanda.
Em 1833 foi criado o Grande Oriente da Bélgica, apoiada pela “proteção especial” do Rei Leopold I, ele começou a apresentar “Zur Hoffnung (De esperança)” em Berna, em 1813 e Grande Oficial da United Grand Lodge of England.
Dada a qualidade do verdadeiro garante apressou a reconhecer a nova obediência belga.
Leopold I, recusou a oferta de se tornar Grão Mestre do Grande Oriente, em favor do Barão Goswin de Stassart, governador de Brabant, Presidente do Senado e seu protegido. La maçonaria para o público interessado, de forma que uma Loja, “O Filantropia Amigos (Les Amis Philanthropes), tomou a iniciativa em 1834 para fundar uma universidade em Bruxelas livre e secular.
Durante a Primeira Guerra Mundial, a Bélgica estava quase totalmente ocupada e a Loja suspendeu seu trabalho. Após a libertação do país, a Maçonaria recomeçou os seus trabalhos com um recrutamento regular e gradual criação de novas oficinas.
Em 1928, foi feita uma Federação Belga de Direito Humano. Em 10 de Maio de 1940, a Bélgica foi invadida pela Alemanha de Hitler e a maçonaria foi proibida.
Após a libertação, em 1944. Cinco oficinas em 1950 fundaram uma nova obediência, Grande Loja da Bélgica, que foi reconhecido em 1965 pela United Grand Lodge of England. Por seu lado, o Supremo Conselho quebrou o tratado de aliança com o Grande Oriente.
Em 5 de Junho de 1979 irá constituir o Grande Loja Regular da Bélgica. Na Bélgica, há também um capítulo Grande Arco Real, uma federação de Internacional Mista Direito Humano e os Rito de Memphis e Misraïm.
Muitos irmãos foram detidos, deportados, assassinados. Uma Loja maçônica belga viva permaneceu em Londres e Nova York.
Maçonaria Bélgica 1982
Grande Oriente de Bélgica
Obediências Maçônicas em Bélgica
Correio de Bélgica
Selos.151.imagem
200º Aniversário das Lojas Maçônicas “La Constance e Les Elèves  de Thémis”
Lançamento – 2008
Bélgica, 1982/1983
Selo comemorativo dos 150 anos do Grande Oriente da Bélgica (1833-1983).
GROOTOOSTEN van BELGIË (em holandês)
GRAND ORIENT de BELGIQUE (em francês)
Selos.152.imagemSelo.65.imagem
Grande Oriente da Bélgica em 1982 Yvert 2066
Lançamento – 1982
Dia de emissão: 16 de Outubro de 1982
Dentes: 11  1/2
Valor de Face: 10 francos
Yvert: 2066 – Scott: 1132
Stan.Gib.: 2713 – Michel: 2118
Motivo: A imagem central recorda a obra de Leonardo da Vinci, o Homem Vitruviano. Com o simbolismo óbvio do Grau de Aprendiz, são a marca registrada da esquadra, o compasso e o maço (ferramentas do aprendiz), a pedra bruta e a pedra polida (simbolizando o trabalho que o aprendiz deve ser feito sobre ele)
Importante notar que o selo é resumido na alegoria maçônico com o homem nu, em favor da livre Aprendiz pedreiro.
A imagem mostra o aprendiz maçom entre a pedra bruta e pedra lapidada. O aprendiz deve trilhar seu caminho trabalhando na pedra bruta, retirando sua aspereza e imperfeições até chegar à pedra polida, harmoniosa e aprimorada.
Os instrumentos de trabalho mostrados são o Esquadro, Compasso e o Maço.
A figura geométrica do círculo representa a vida e o triângulo contém a cabeça do homem em seu ápice, realçando a inteligência.
O logotipo da Loja também contém a figura do círculo e do triângulo:
Selos.153.imagem
Selos.154.imagem
Les Amis Philanthropes 1990 Yvert 2777
BULGARIA
Selos.155.imagemSelos.156.imagemSelos.157.imagem
10º Aniversário do Ressurgimento da Maçonaria na Bulgária.
125 Anos  da Grande Loja Unida da Bulgária.
Lançamento – 2003-2004
O selo foi emitido pela agência postal Bulgária, para celebrar o 10º aniversário de fundação das Grandes Lojas.
O valor nominal é 0,55 Levs.
Selos.158.imagem
É de salientar que a fundação das Grandes Lojas nos países da Europa Oriental é um fenômeno intimamente ligado à queda dos antigos regimes socialistas, no final da década de 1980 e início de 1990. Em muitos casos, os correios destes países têm realizado nos últimos anos, o fenômeno da propagação da Maçonaria, como o produto do novo clima predominante na área dos direitos civis e políticos. Com este último, o correio búlgaro já lançou três selos com motivos maçônicos, a partir de 1992 até a data.
FRANÇA
Maçonaria da França 1995
50º Aniversario da Grande Loja Feminina de França 1945 – 1995
(Grande Loge Féminine de France)
A Grande Loja Feminina da França (GLFF) permite a iniciação de mulheres na maçonaria. Em 2009 a Loja já reunia mais de 12.000 mulheres.
A imagem mostra duas colunas e o triângulo luminoso com uma rosa no centro.
Gravura feita por André Lavergne.
Selos.159.imagemSelos.160.imagem
Data de Emissão: 16 de setembro de 1995
Designers: Sainson e Lavergne
Yvert: 2967 – Scott: 2494 – Michel: 3109
Valor de face: 2,80
Emitido por: La Poste
Impressão: ITVF
Motivo: colunas coríntias, brilhante triângulo com uma rosa vermelha no meio,
Ramos da acácia nos cantos.
Selos.161.imagem
A Grande Loja Feminina da França, primeira Obediência feminina no mundo, tem agora cerca de 11.500 membros em 360 lojas estão espalhadas, respeitando a diversidade, as sementes de enriquecimento, e se engajar em um ideal comum que garante a unidade.
Grande Loge Fèminine de France
Centenário da Grande Loja da França.
Lançamento – 1994
Selos.162.imagem
Data de Emissão: 5 de novembro de 1994
Designer: Durand-Megret
Dentes: 13
Yvert: 2912 – Scott: 2446
Tiragem: 8.703.799 selos
Valor de face: 2,80 Francos
Motivo: Ele pode ser visto nas laterais, colunas B e J e as ferramentas. No centro das lendas “maçons do Escocês Antigo e Aceito Rito” e “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” a letra Delta sobre três triângulos com o Livro da Lei, o Esquadro e o Compassos, sob os ramos de acácia e Corda de 81 nós.
Há uma variedade sem perfurações.
Grande Loja da França
Maçonaria França 1993
Centenário da Ordem Maçônica Mista Internacional “Le Droit Humain” (O Homem) 1893-1993
Selos.163.imagem
Designer: MN.Goffin
Dentes: 13
Há uma variedade sem perfurações.
Impressão: ITVF
Yvert: 2796 – Scott: 2328
Tiragem: 4.569.906 selos
Valor de face: 3,40 Francos
Motivo: Ele pode ser visto no topo e em um planisfério, um esquadro e compasso, figurativamente abaixo, duas colunas e frontão (com dois ramos de acácia), abaixo da calçada e no meio um medalhão com o imagens de Maria Deraismes (1828-1894) e George Martin (1844-1916), fundador da Ordem Maçônica “Le Droit Humain”
Maçonaria França 1973
Bicentenário do Grande Oriente de França 1773-1973
(Bicentenaire – Grand Orient de France)
O Grande Oriente de França foi a primeira Obediência maçônica do país, formada em 1728, e em 1773 adquiriu o seu nome atual.
Selos.164.imagem
Designer: Bétemps
- Dentes: 13
- Valor de Face: 0,90
Yvert: 1756 – Scott: 1368
Gravura feita por Georges Betemps.
Motivo: globo, sob o título “Liberdade Igualdade Fraternidade” e por cima um quadrado, cuja sombra indica a França ápice. Em seu contorno da corda de 81 nós *.
A imagem mostra um esquadro projetando sua sombra sobre a superfície do planeta Terra e o texto “Liberté – Egalité – Fraternité” (Liberdade – Igualdade – Fraternidade). Em volta, uma parte da Corda de 81 Nós, um símbolo significativo da maçonaria.
Corda de 81 nós: Nas paredes, atingindo a altura do molde que marca o fim da parede e no topo da abóbada, corre uma corda grossa, o que leva o seu curso total 81 nós. 81 Estes 81 nós simbolizam o seguinte: 9 é o número do Iniciado ou de qualquer Iniciação particularmente considerada; 9 vezes 9 dá 81, é a representação tanto da União de todos os Iniciados como da Iniciação. Total (81 é igual a 1 mais 8, o que é Nove de novo) que esta composta de todas as Iniciações parciais, ou melhor, dá origem ou as incentiva. A partir desta corda, chegar a cada uma de suas extremidades próxima à Porta do Templo, desse até a altura da cabeça de um homem. Lá, as extremidades dos cabos estão desfiadas, para mostrar ao maçom que o Iniciado Elemental é um daqueles pequenos fiapos que fazem parte da seqüência total, á que formam em conjunto e também são, portanto, uma partícula de aquela Grande Verdade o Corrente Iniciatica Universal que a própria Corda representa.
Maçonaria França 2003
275 º aniversário da Maçonaria francês 1728-2003
Maçonaria da França 2003
275º aniversario da Maçonaria Francesa 1728-2003
Em 1728 foi criada a primeira Loja Francesa
Selos.165.imagemSelos.166.imagem
Lançamento – 2003
Yvert: 3581 Scott: 2967 Michel: 3723
Valor: € 0,50
Dentes: 13 1 / 2 x 13
Circulação: 4.349.906
Design: Quillivic
Motivo: esquadro e o compasso de Segundo Grau
“La Franc-Maçonaria francesa”
“1728-2003″
“La Poste”
Maçonaria França 2006
42 Anos da Grande  Loja Nacional Francesa.
Lançamento – 2006
Selos.167.imagemSelos.168.imagemSelos.169.imagem
Data de Emissão: dezembro 2, 2006
Dimensões: 40 x 26 mm
Valor de face: 0,54 €
Dentes: 13 x 13
Prancha: 50 selos
Impressão: PhilaPoste Boulazac
Fundada em 1964, A Grande Loja Nacional da França, é uma ordem maçônica de início que a sua essência está baseada na espiritualidade, de fraternidade e tolerância visando o aperfeiçoamento moral da humanidade.
Bicentenário do Grande Oriente da França.
Lançamento – 1973
Selos.170.imagem
Cinqüentenário da Grande Loja Maçônica Feminina da França.
Lançamento – 1995
Selos.171.imagem
275 Anos da Maçonaria na França.
Lançamento – 2003
Selo.67.imagem
Bicentenario du GOF. FR
Selos.172.imagem
42 Anos da Grande Loja Nacional Francesa.
VIII Conferencia Mundial das Grandes Lojas Regulares
Lançamento – 2006
Selos.173.imagem
Catedral de Bayeux FR
Selo.66.imagem
GRÃO BRETANHA
Embora a moderna maçonaria tivesse sua origem nas ilhas britânicas, e que até hoje tem entre os seus membros proeminentes da família real britânica, a emissão de selos sobre temas maçônicos no Reino Unido tem sido quase nula…
Como uma exceção a essa sorte – e estranho – nenhum material, incluem um interessante selo de 1946, emitido durante o reinado do Rei George VI. O selo em questão foi lançado por ocasião do primeiro aniversário da vitória dos Aliados na II Guerra Mundial. Como é habitual na tradição britânica postais, selo reproduz o coroa e a efígie do Rei George, para o lado direito.
O flagrante do selo mostrado no centro da parte inferior, onde as autoridades postais incluem um compasso e um esquadro, cruzados como é habitual grau de companheiro. Juntamente com essas ferramentas, para a esquerda acrescentou um trolha, um dos símbolos que distinguem o Mestre Maçom. O centro do selo é adornado com uma pomba no seu bico um ramo de oliveira carregamento inconfundível símbolo da paz. Mas, para o observador mais experiente, pode referir-se a jóia que trava do colarinho do diácono durante o ritual.
A principal razão para o selo estar rodeado por uma fita espiralada, que lembra à União Cadeia feita pelos maçons. O especial com este selo é que ele é composto por cinco números 3 numa sucessão contínua. Por seu lado, em ambas as extremidades do selo, se adjunta à legenda e FRANQUIAS RENEVUE, as palavras são compostas, cada uma de sete letras. Foi por acaso?
INGLATERRA
Retorno a Paz.
Lançamento – 1946
Selos.174.imagemSelos.175.imagemSelos.176.imagem
Aniversário da Vitória em 1946 Yvert 236
A importância da vitória britânica na Segunda Guerra Mundial, era que era emitir um selo de dois valores, o que é retratado rei George VI, Grande Mestre da United Grand Lodge of England e do Grão Mestre da Maçonaria da Escócia. A retirada dos símbolos maçônicas (a equipe, as bússolas, a espátula na construção de um muro e uma pomba transportando um ramo de oliveira) é um reconhecimento pela contribuição e sacrifícios feitos por tantos maçons na Segunda Guerra Mundial para fim de não prevalecer, a ideologia defendida pelo Terceiro Reich. Macons como Sir Winston Churchill, que inicio num, 24 de maio de 1901, nos ideais da Maçonaria – Liberdade, Igualdade e Fraternidade – foram profundamente enraizado e, portanto, pode ser considerado um digno representante de todos os maçons que ofereceram seu sacrifício para aqueles ideais.
INIGO JONES, MESTRE DOS ARQUITETOS
Selos.177.imagem
Como se menciona anteriormente a curiosa falta de selos e carimbos de temática maçônica. No entanto, devemos destacar – a homenagem tributada pelo correio oficial do Reino Unido a Inigo Jones (1573-1652), arquiteto e fiscal das obras reais.
Selos.178.imagem
Sobre a vida de Inigo Jones sabemos que ele nasceu em 15 de julho 1573, em Londres. Entre 1600 e 1603 e 1603 se radicou em Itália, onde ela conheceu a arquitetura da Roma antiga e do classicismo de Andrea Palladio. Em 1605 ele ingressou na Corte Real Inglesa, sob o patrocínio do Rei Jacob I Stuart, para trabalhar como arquiteto e cenógrafo. Ele fez fantásticos conjuntos e figurinos para as funções teatrais palacianas, conhecidas com o nome de mascaradas. Em 1615, graças aos seus méritos e ao reconhecimento de seus contemporâneos, ele foi nomeado supervisor das obras reais e começou a projetar as casas de vários membros da coroa. Um de seus edifícios mais representativos é o austero Queen’s House Greenwich (Londres, 1617). Mas sua obra mestre foi a Banqueting House, em Whitehall (Londres, 1619-1622).
Em 1630 ele trabalhou na concepção da nova cidade de Londres e do Covent Garden. Outro de seus projetos pessoais foi a restauração da Catedral de St. Paul (1634-1642), uma composição romana que influencio sobre o projeto de seu sucessor, Sir Christopher Wren, que foi encarregado de reconstruir a igreja após grande incêndio que devastou a cidade de Londres, em 1666. Faleceu em Londres, 21 de junho de 1652.
Inigo Jones, como Wren foi considerado um dos mais importantes Grandes Mestres da maçonaria operativa jacobina.
Um dos mais importantes manuscritos maçônico, coloquialmente transporta o seu nome: “A Constituição da Antient Maçons Livres e Aceites – 1607″ (como o seu título completo) é uma das mais importantes do ramo Spencer.
De notável e encadernação o manuscrito segue sendo um documento sujeito à considerável controvérsia: Inigo Jones foi o autor? ¿Pertencia a ele, certo? Foi escrito em 1607, ou um século mais tarde?  Numerosos estudos têm abordado cada uma destas questões ainda sem resposta certa e satisfatória.
Neste sentido, pode-se argumentar que mesmo que Jones foi contemporâneo à suposta data de redação do manuscrito, este mero fato não torna necessariamente o seu autor. É muito mais provável que Jones poderia ter sido o proprietário do referido documento, na medida em que, devido a sua alta dignidade, ele poderia ter fácil acesso a esta classe de manuscritos e preservá-los em seu poder, para a entrada com seu nome e o ano da publicação do texto original, pois a mesmo pode ser integrado à sua biblioteca pessoal.
O que pode ser sustentado, de modo é incontestável que o Inigo Jones, passou por várias mãos até que foi publicado pela primeira vez em 1881, pouco depois de que um pedreiro chamado George Taylor o comprara e o doara a que se tornou o Worcester Masonic Biblioteca, que desde então é responsável pela custódia do documento.
O Inigo Jones, ao igual que outros textos similares, é constituído por uma curta invocação ao Deus dos cristãos, seguido por um número relativamente grande lenda do oficio que começa com a origem das sete ciências liberais, para derivar logo num relato mitológico que explica o ressurgimento da ciência após o dilúvio de Noé, até chegar à primitiva Inglaterra do Rei Athelstan.
Voltando ao tema dos selos, o correio britânico, lançou em 1973 uma série de quatro selos comemorativos do Mestre Jones, 3 e 5 piniques de valor nominal. As dimensões são 30 x 40 mm, em formato paisagem.
Não se menciona nos selos, sobre o autor do desenho e seu formato de impressão offset tricromático: o verde-oliva e ocre se repetem como cores constantemente em todos os exemplares, sendo utilizada para o texto e a efígie da Rainha Elizabeth II, enquanto o magenta, o azul, o ocre e o verde escuro são os tons variáveis, segundo como cada um dos quatro motivos.
GRECIA
Grécia, 1861
Selos.179.imagemSelos.180.imagemSelos.181.imagem
A Grande Cabeça de Hermes
Selos.182.imagemSelos.183.imagem
Este é o primeiro selo da Grécia, utilizado de 1861 a 1886.
Mostra a cabeça Hermes e seu capacete com asas.
Desenhado e gravado pelo ilustrador e gravurista francês Albert Désiré Barre (1818-1878).
Hermes é o mensageiro dos deuses da mitologia grega e é conhecido por Mercúrio na mitologia romana. Quando associado ao deus egípcio Toth, torna-se Hermes Trismegisto (Hermes Três-Vezes-Grande). Antigos textos atribuídos a Hermes Trismegisto tornaram-se a base do Hermetismo, com leis e ensinamentos filosóficos que fazem parte da base da Maçonaria e de ritos maçons. Algumas lojas maçônicas possuem o nome de “Hermes” (ex: Loja Hermes Nº 13 de Madrid, Espanha). Também empregamos o termo “Hermético” no sentido de secreto, fechado de tal maneira que nada escapa.
HOLANDA
250 Anos da Ordem Maçônica nos Países Baixos.
Lançamento – 2006
Selos.184.imagemSelos.185.imagem
ITÁLIA
Filatelia Maçônica
A Filatelia maçônica é o estudo e recolha de selos que estão associados direta ou indiretamente podem ser ligados a temas maçônicos e pode dizer respeito a selos emitidos por qualquer país do mundo.
A Itália está muito ativa com a Associação de Filatelia maçônica italiana (AIFM-GI), fundada 20 de setembro de 2000, recolhendo a experiência do Setor Filatélico do Grande Oriente da Itália estabeleceu em 1998.
Os membros são cerca de 150 assinantes. De 2000 a 2008, a associação tem produzido cerca de 160 emissões filatélicas italiana.
A estas há que acrescentar as estrangeiras emissões (cerca de 260) disponíveis no catálogo através de uma rede de relações internacionais com o Clube Filatélico.
Obediências maçônicas, muitas européias e americanas. Particular atenção foi dedicada, em 2005, o ano do bicentenário do Grande Oriente da Itália, com a criação de filatelia para todos os eventos públicos do governo que tem sido realizado em Itália.
Em 2007 foram patrocinados inúmeros eventos durante as comemorações do bicentenário de Giuseppe Garibaldi.
A atividade da associação também é expressa na organização de exposições e filatelia exposições, atividades que levaram a uma audiência nem sempre informados sobre maçonaria uma mensagem centrada nas personalidades maçônicas italianas e estrangeiras destacadas em filatelia.
A Associação aceita entre os seus membros todos os filatelistas, independentemente da sua pertença à Maçonaria.
Selos.186.imagem
Com. de Cinquenta. Italiano Unidade 1911 Yvert 95
Em 20 de Setembro de 1870 um corpo de exército ocupa o governo italiano em, e anos depois foi transferido para a capital da Itália, Roma.
A unificação da Itália tem a contribuição decisiva dos irmãos Maçons: Giuseppe Garibaldi – Giuseppe Mazzini – Aurelio Saffi – Goffredo Mameli – Carlo Pisacane – Gabriele Rossetti – Fratelli Bandiera – Federico Confalonieri – Ugo Bassi – Angelo Brofferio – Ferraris – Costantino Nigra – Camillo Cavour – Francesco Domenico Guerrazzi – Nicola Fabrizi – Francesco Saverio Salfi – Francesco De Sanctis – Romagnoli – Silvio Pellico – Benedetto Cairoli – Daniele Manin – Bettino Ricasoli – Pietro Micca – Giovanni Bovio – Carlo Cattaneo – Giosuè Carducci; maçons e muitos outros que têm permanecido nas sombras, com seu sacrifício, ajudou a unir a Itália sob uma.
Em memória desta contribuição se inscreve no simbolismo Maçônico no carimbo da série de 4 valores, emitidas para o qüinquagésimo aniversário do Reino da Itália, que repete o simbolismo da Maçonaria romana moedas cunhadas durante o Congresso Internacional maçônicas também realizada em 1911.
Carimbos maçônicos Italianos
Selos.187.imagemSelos.189.imagem
Selos.190.imagem
Selo postal do Correio Italiano com símbolos Maçônicos.
Giordano Bruno (1548-1600)
Filósofo italiano, sacerdote, Dominicano
sacrificado pela Inquisição da Igreja Católica
pela sua dedicação ao culto hermético.
Selos.191.imagemSelos.192.imagemSelos.193.imagem
Coleção de Filatelia com motivos maçônicos.
Emissão Comemorativa do Centenário do REAA da Itália.
Selos.194.imagemSelos em Itália
Selos.195.imagem
200 ANOS DO GRANDE ORIENTE DA ITÁLIA
Selo.71.imagem
Comemorativo aos 200 anos de fundação do Grande Oriente da Itália
100°Caida poder temporal Papas – Garibaldi
Selo.61.imagem
Giuseppe Garibaldi
Selo.72.imagem
Selo.73.imagemGRAN LOGGIA REGOLARE D’ ITALIA – COLLEZIONE DI BUSTE FILATELICHEITÁLIA Grande Loja Regular de Itália – Coleção de Envelopes e Selos
Selo.74.imagem
Envelope Comemorativo FILATELIA DECENNALE Bellator POSTAL – BACK
Selo.75.imagem
Envelope Comemorativo FILATELIA INSTALL. MV Bellator
Selo.76.imagem
Envelope Comemorativo FILATELIA INSTALL. MV Bellator
Selo.77.imagem
Envelope Comemorativo FILATELIA DECENNALE Bellator 2
Selo.78.imagem
Envelope Comemorativo FILATELIA  DECENNALE Bellator 3
Selo.79.imagem
Envelope Comemorativo FILATELIA  DECENNALE Bellator
Selo.80.imagem
CARTOLINA FILATELICA DECENNALE BELLATOR – RETRO
Selo.81.imagem
Envelope Comemorativo FILATELIA DECENNALE GLRI – TAORMINA 5 de abril de 2003
Selo.115.imagem
100 anos da capital, Roma, Itália
Selo.82.imagem
1992 Taormina Covegno REAA. TI
Selo.84.imagem
F. Baracca, aviador It.
Selo.94.imagem
MAÇONARIA – COMEMORATIVO DA ITALIA, COM O SELO E CARIMBO MAÇONICO,DE 2007,HOMENAGEANDO ”LINO SALVINI”
Selo.91.imagem
Selo.92.imagem
MAÇONARIA-GRANDE ORIENTE DA ITALIA- COMEMORATIVO, COM O CARIMBO ESPECIAL EM HOMENAGEM A ”ORAZIO ANTINORI-ACOMPANHA UMA CARTOLINA COM BELO TEXTO, PEÇA ECEXPCIONAL-MEDINDO 18X12 CM.
LUXEMBURGO
175 Anos da Grande Loja Maçônica de Luxemburgo.
Lançamento– 1978
Selos.196.imagemSelos.197.imagem
150 Anos da Loja Maçônica St. Jean de L’Esperance.Grande Loja de Luxemburgo.
Lançamento – 1998
Selos.198.imagem
175° Ann. G.L. of Luxembourg
Selo.68.imagem
MÓNACO
Selos.199.imagem
François Marie Arouet Voltaire 1994 Yvert 1962
Este não é um pequeno principado Lojas regulares da França (GLNF), embora o Grande Oriente de França (ilegalmente) tem como já foi relatado, apresentar um trabalho no Mônaco.
Em Monte Carlo, há uma Loja Inglesa com o título “Porto de Hércules” Nº 4626, que foi fundada em 1924 e continua a ser a única nesta obediência que ainda permanece dentro do solo “francês”.
No selo postal emitido pelo Mônaco, por ocasião do 300 º aniversário do nascimento de Voltaire, vemos o símbolo da Delta maçônicas lugar sagrado para o olho que não foi incluído um relógio que marca a hora do meio-dia. No entanto, no ritual de abertura maçônica, de Aprendiz, o Venerável Mestre pede ao Primeiro Vigilante que o templo Aprendizes maçons de abrir o trabalho, e ele responde “Ao meio-dia, o Venerável Mestre.”
Mesmo VOLTAIRE (François Marie Arouet) – (1694 – 1778) – escritor e filósofo francês foi iniciado em 7 de Abril de 1778, em Paris, na Loja dos Nove Irmãos. Ele era venerado na loja como famoso astrônomo Lalande. Stewards Count Stroganoff, camareiro do Imperador de Catarina da Rússia, e o Coronel de La Roche. Voltaire entrou no Templo Maçônico, acompanhado por Benjamin Franklin, então embaixador em Paris.
Selo.69.imagem
Napoleão Maçom
PORTUGAL
A maçonaria surgiu em Portugal cerca de 1735, pelo Coronel O’KELLY Hogo. Quando em 1738, Clemente XII emitiu a bula papal de condenação, havia duas pousadas, uma formada por uma maioria de Franceses e Ingleses, a outra principalmente de escoceses e irlandeses católicos. Esta última fundada em Lisboa, em 1736, por um escocês George Gordon com uma licença Inglesa, ela foi imediatamente atingida pela inquisição e deixou todas as atividades.
A primeira resistiu mais tempo, mas em 1743 o Venerável Jean Coustos, Venerável Loja Sainte Marguerite Les Arts, em Paris, foi preso, juntamente com vários maçons.
Depois de ter sido torturado de forma atroz, ele foi condenado a quatro anos de duro trabalho.
Em 1744, em Lisboa, foi o primeiro contra Maçonaria. Mas Inglaterra respondeu e se envolveram, então Coustos libertos deixaram o país. Sob o reinado de José II (1750-1777), um liberal monarca, o destino da Maçonaria livre foram melhores.
A situação veio a ser trágica quando Maria I subiu ao trono. A perseguição tornou exacerbado durante a Revolução Francesa. Maçons alguns expatriados enquanto aqueles deixados para trás em Portugal foram condenadas à prisão ou ao exílio.
No entanto, graças a muitos franceses e anglo-saxões, que não ousam perseguir, por volta de 1800, havia cinco alojamentos em Lisboa.
Em 1802 eles procederam a eleger um Grão Mestre, Sebastião José de Sampaio, e em 1804 foi fundada a primeira Grande Loja. Em 1805, uma Grande Loja foi fundada pelo Egaz-Moritz, Grande Mestre. A entrada em Portugal do francês Junot e Soult, em Wellington, em seguida, os britânicos tiveram efeitos favoráveis para a Ordem.
Em Portugal, em 1812, havia treze lojas. Após a queda de Napoleão a maçonaria tinha dificuldades devido ao seu património antinglese. E
ntão, em 1817 o Grande Mestre Gomes Freire de Andrade, que tinha conspiravam contra o regime de “Regents”, porque se sentia muito fraco, em Londres, foi detido e enforcado. Ao mesmo tempo, a maçonaria foi proibida em Portugal. Quando em 1820 a monarquia constitucional foi introduzida por Dom João VI, a situação melhorou. A Maçonaria é novamente organizada em um Grande Oriente Lusitano. Mas em 1823 o rei regressou ao poder e proibiu as lojas.
O Grande Loja Regular Direito de Portugal, fundada em 29 de Junho de 1991, com sede em Lisboa – Av. 5 de Outubro N ° 204 – 8 / A, é a única Maçonaria regular reconhecido em Portugal e inclui mais de 40 Lojas operacional a partir do norte sul do país, incluindo aquelas de Lisboa, Porto e Algarve.
Existe também uma Grande Loja Feminina em Portugal. A maioria dos maçons fala Português, Espanhol e Português bem como, o Inglês ou Francês, enquanto os rituais praticados na jurisdição são o Rito Escocês Antigo e Aceite, o Rito Escocês e ao Ajustado Emulação e York.
A Grande Loja tem assinado um protocolo de aprovação pelo Conselho Supremo do 33º e última medida, o Priorado do Lusitânia e do Rito de York Portugal e mantém relações com a maior parte das Obediências mundial.
A Grande Loja Lei de Portugal / GLRP baseia a sua legitimidade e descendentes da Obediência fundada em Junho de 1990 pelos franceses Grande Loja Nacional e goza do reconhecimento da United Grand Lodge da Inglaterra e as mais importantes Obediências maçônicas europeias, U.E., canadenses e Austrália. Sua revista oficial é “O Aprendiz”, publicado exclusivamente no idioma local.
Bicentenário do Grande Oriente Lusitano.
Lançamento – 2002
Selos.200.imagemSelos.201.imagem
200 Anos do Grande Oriente Lusitano 2002 Yvert 2572
Selo pode ser visto na clássica simbologia maçônica – esquadro e o compasso – sobreposto ao palácio do Português que a maçonaria usava em um selo emitido por Portugal, para comemorar o 200 º aniversário do Grande Oriente Lusitano.
Datas da Historia.
Selo.70.imagem
ROMENIA
Romfilatelia, a empresa especializada na edição e comercialização de selos na Romênia, fez uma emissão de selos postais que reproduz a insígnia de quatro organizações internacionais reconhecidas: Escoteiros, Cruz Vermelha, Lions e Maçonaria.
A seguir reproduzida é uma emissão especial sobre o bloco.
A Maçonaria é uma instituição cuja única finalidade é a de unir mentes e corações para torná-los melhor.
É um lugar onde o trabalho é expresso em toda a honestidade intelectual para as aspirações do progresso humano, sincero.
Esta instituição tem incluído entre os seus membros um grande erudito, humanista e líder da Moldávia Dimitrie Cantemir.
Homenagem a Dimitrie Cantemir
Lançamento – 2004
Selos.202.imagemSelos.203.imagem
Data de Emissão: dezembro 8, 2004
Assunto principal: Organizações Internacionais
Tema: Maçonaria, Dimitrie Cantemir
Largura: 42 mm – Altura: 52 mm
Valor de face: 87000 ROL
Dentes: 13,3 x 13,3
Editado por: Compania Nationala Posta Romana SA
Impressão: Tipografia Postei Romane
SÃO MARINO
Selo.95.imagem
MAÇONARIA- BELO DE SAO MARINO, COM O SELO DE ”GIUSEPPE GARIBALDI E 2 BELOS CARIMBOS COMEMORATIVOS-DE 2007
SÉRVIA
Na Sérvia, uma campanha de propaganda anti maçônica, nazista do exército, foi concluída com uma campanha filatélica: na abertura da exposição, que teve lugar em Belgrado em 22 de Outubro de 1941, foi emitida uma série de selos com ilustrações anti maçônicos e foi ainda elaborado um “envelope Jubileu” carimbados com os quatro valores emitidos.
Na Sérvia, então ocupada pelos turcos, a livre maçonaria foi resolvida, em meados do século XVIII. A primeira Loja da Sérvia foi fundada em 1883 sob o nome de “Concórdia, Trabalho e Constança.” Em 1912, Grécia reconhecia na Sérvia, um Conselho Supremo de Rito Escocês. Em 1 de Dezembro de 1918 foi proclamado o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos. A Grande Loja Regular “Jugoslávia” foi fundada em 1919 e, após a queda do comunismo, ele retomou o seu trabalho em Belgrado em 23 de Junho de
Sérvia, 1941-1942
Comemorativo a “Exposição Anti-Maçônica”.
Lançamento – 1941
Selos.204.imagemSelos.205.imagemSelos.206.imagemSelos.207.imagemSelos.208.imagem
FORAM OS PRIMEIROS SELOS MAÇÔNICOS  “ANTIMASONICOS”
A história de selos postais sobre temas maçônicas na Europa se inaugura, curiosamente, com o lançamento de uma série de selos anti-maçônica propaganda. Tal é o caso de um pouco conhecido conjunto de quatro selos emitidos no Reino da Sérvia, em 22 de outubro de 1941, durante a ocupação do Terceiro Reich.
Em 17 de abril de 1941, Rei Pedro II da Jugoslávia capitulara as forças, germano italianas, e se exila em Londres. Ante a acefalia, do governo do país é oferecido ao general Nédic, um proeminente oficial do antigo exército real.
Por seu lado, no mês de junho, os partidários Jozip Broz “Tito” arma uma milícia rebelde pronta para recuperar os territórios ocupados, o que acabou alcançado em Junho de 1944.
Em Outubro de 1941, a administração da Sérvia Nédic, lançou uma série de quatro selos relacionados à Anti-maçônico um Congresso realizado no país.
Em 1941, durante a ocupação nazista, a Sérvia realizou a Grande Exposição Anti-Maçônaria em Belgrado e lançou 4 selos comemorativos. Estes selos mostram símbolos da vitória da Sérvia sobre a ameaça Maçônica-Comunista-Judáica. Cada selo mostra as palavras “Sérvia” e “Exposição Anti-Maçônica” em caracteres cirílicos (alfabeto russo) e a data de início da exposição (22-10-1941).
1. O primeiro selo mostra a maçonaria sendo representada por uma pessoa de capuz com avental, espada e a Estrela de Davi sobre o peito. Raios de luz emanam de uma imagem cabalística circular aparentemente representando as forças anti-maçônicas.
De valor nominal de 1 dinar de valor de face, e impresso em monótono cor marrom pardo sépia; mostra um suposto Maçom encapuzado e com a estrela hexagonal de David sobre seu peito, ofuscado pela luz brilhante.
Selos.209.imagem
Detalhe da imagem:
Selos.210.imagem
2. O segundo selo mostra a força de um braço emanando de uma luz e agarrando o pescoço de uma serpente com a Estrela de Davi na pele e cuja cabeça que é estrangulada por uma mão vingadora e está sobre um esquadro e um compasso. Biblicamente a serpente representa as forças do mal (no caso, Judeus e Maçons) e aqui é simbolicamente destruída pelas mãos do nazismo.
De valor nominal de 2 dinares de face, e impresso em monótono verde.
Detalhe da imagem:
Cada selo possui 2 valores, por exemplo 0.50+0.50 (valor total = 1 Dinar) ou 1+1 (valor total=2 Dinares). Isso significa que os selos são sobretaxados, contendo o valor normal para postagem dos correios e um valor adicional para uso em propaganda anti-maçônica, anti-comunista e anti-judáica.
Selos.211.imagem
Detalhe da imagem:
Selos.212.imagem
3. O terceiro selo da série, mostra um feixe de trigo que emergem de uma clássica estrela soviética rajada (um dos símbolos do comunismo) sobreposto a uma cruz com ornamentos (similar ao símbolo anti-maçônico dos outros selos da série) com a ponta inferior destruindo a estrela vermelha de 5 pontas do comunismo, junto com a foice e o martelo.
Embora não tenham uma clara conotação antimasónica. Este selo é de cor vermelha e tem um valor facial de 4 dinares.
Selos.206.imagem
4. O quarto selo da série mostra a superfície curva da terra com a Estrela de Davi entre dois pilares sendo derrubados por um “Sansão sérvio” iluminado, que pode ser um camponês eslavo derrubando as colunas J e B, presentes em todos os templos maçônicos. Estes pilares são as Colunas B e J, símbolos do Templo do Rei Salomão e da maçonaria.
Por último, a série é completada com um selo 8 dinares, cor azul.
Detalhe do logotipo anti-maçonaria
VATICANO
Vaticano, 1966
Selos.213.imagem
A figura faz lembrar o símbolo do Mestre na maçonaria que é representado por um ancião de longas barbas, pensativo, portando nas mãos um compasso, diante de uma prancha.
É sobre ela que o mestre estabelece seus planos.
Selos.214.imagem
A figura faz lembrar o Mestre Construtor com a trolha do pedreiro assentando a pedra polida para a construção simbólica do templo.
Os selos foram desenhados pelo gravurista italiano Mario Rudelli e lançados pelo Vaticano em 1966, época do Papa Paulo VI.

AFRICA
GUINÉ BISSAU
250º Aniversário de Amadeus Mozart
Lançamento– 2006
Selos.216.imagemSelos.217.imagemSelos.218.imagemSelos.219.imagem
ILHA MALDIVES
Bicentenário da morte de Mozart.
Lançamento – 1991
Selos.220.imagem
MOÇAMBIQUE
Wolfgang Amadeus  Mozart. Maçom.
Lançamento – 2002
Selos.222.imagemSelos.223.imagem
REPÚBLICA DE GUINÉ
Marquis de Lafayette – Maçom
Lançamento – 1987
Selos.224.imagemSelos.225.imagem
Winston Churchill- Maçom
Lançamento – 1987
Selos.226.imagemSelos.227.imagemSelos.228.imagem
Wolfgang Amadeus Mozart – Maçom
Lançamento – 1988
Selos.229.imagemSelos.230.imagem
Buzz Aldrin – Maçom
Lançamento – 1988
Selos.231.imagemSelos.232.imagem
TANGER
Selo da Grã-Bretanha (Aniversário da Vitória) sobrecarregados TANGIER
Lançamento – 11.06.1946 –Tanger
Retorno a Paz
Selos.221.imagemSelos.233.imagem
TANZANIA
Bicentenário da Morte de Mozart.
Lançamento – 1992
Selos.234.imagemSelos.235.imagemSelos.236.imagem
Cinqüentenário  da Morte de Baden Powell.
Lançamento – 1992
Selos.237.imagemSelos.238.imagemSelos.239.imagem
Sello con jirafa masónica – el único conocido!
Nota: Na temática Maçonaria, é o primeiro e único selo que mostra uma girafa, segundo a obra “Catálogo de Selos Postais – Maçonaria”.
01/08/1992 – Serie de 3 valores: “Cincuentenario de la muerte de Lord Baden-Powell, fundador del Movimiento Scout. A série mostra o logo do escotismo e a insígnia moçônica: Esquadro e Compasso, com a letra G no Gº de M para os três selos. Scott: 844/846. Scott: 844/846. Yvert: 854/856. Lista de Faltas… Yvert: 854/856. Lista de deficiencias…
1. Assinatura de Baden-Powel sobre seu perfil, girafa e elefante (10 xelins);
2. Escoteiros na canoa, acampamento experimental Brownseal, 1907(15 xelins)
3. Cápsula Gemini (1962) em órbita, comandada por John Glenn (USA), primeiro escoteiro e maçom em órbita terrestre (400 xelins)
TURCS & CAICOS
Presidentes da América do Norte – Maçons
Lançamento – 1989
Selos.240.imagemSelos.241.imagemSelos.242.imagem
WALLIS & FUTUNA
Centenário da Grande Loja da França.
Lançamento – 1994
Selos.243.imagem
ASIA
ISRAEL
Esquadro e Compasso
Lançamento -2004
Selos.246.imagem
Paramentos
Lançamento -2004
Selos.247.imagem
Templo de Salomão
Lançamento -2004
Selos.248.imagem
Fundação G.L. de Israel
Selo.62.imagem
MUITO INTERESANTE
Não necessariamente os selos “maçônicos” são apenas aqueles cujos desenhos reproduzem compasses e esquadros. Em muitos espécimes postais, o caráter maçônico é velado – como a própria filosofia da Ordem – por belas e curiosas alegorias. Vejamos um destes casos.
Em Maio de 1998, realizado na Exposição Mundial de selos postais, Israel emitiu um único bloco, que continha dois selos maçônicos com evidente simbolismo.
Selos.249.imagem
O primeiro, com um valor facial de 2 shekalot reproduz a fachada do templo do Rei Salomão. O restante reproduz uma Romã e tem um valor facial de 3 shekalot.
Selos.250.imagem
Historiadores estimam que o primeiro edifício do templo de Salomão que datam desde o período aproximadamente entre os anos 969 e 962 AC, de acordo com as crônicas descarregadas a partir do Antigo Testamento (Livro dos Reis). O desenho do selo pode ser visto colunas J.’. e B. ‘. enquadrar o pórtico principal, colunas que têm uma particular importância e significado simbólico das instruções referentes aos dois primeiros graus da Maçonaria.
Selos.251.imagem
SRI LANKA
Centenário do Templo Maçônico “Victoria”.
Lançamento – 2002
Selos.244.imagem
Selos.245.imagem
Por seu lado, a Romã tem uma relação especial com o grau de Companheiro. Enquanto, ao mesmo tempo é uma metáfora da ordem maçônica, semelhante à cadeia de união. Os grãos do fruto – juntamente com alguns outros – são os frutos, ao igual que os eslavões entrelaçados constituem da cadeia estão interligadas.
A Romã é um antigo símbolo de fertilidade e felicidade, mas a sua particularidade é que, quando o fruto apodrece, faze-o a partir do seu interior para o seu exterior. As medidas de ambos os selos são de 30 x 40 milímetros na paisagem e com um design serrilhada, 13 ¼.
Coleção de Cartões Postais Maçônicos.
TAJIKISTAN
Símbolos Maçônicos
Lançamento – 1999
Selos.252.imagem
Não Oficial
Selos.253.imagem
OCEANIA
FILIPINAS
75 Anos da Grande Loja Maçônica de Filipinas.
Lançamento – 1987
Selos.254.imagemSelos.255.imagem
Centenário da Loja Maçônica Nilad nº 144.
Lançamento – 1992
Selos.256.imagemSelos.257.imagemSelos.258.imagem
75 Anos de Caridade.
Lançamento – 1999
Selos.259.imagem
NOVA CALEDÔNIA
125 Anos da presença Maçônica
Lançamento – 1994
Selos.260.imagem

NOVA ZELÂNDIA
Maçonaria na Nova Zelândia
Campanha do Centro Maçônico da Costa Norte – Albany
Lançamento – 2005
Selos.261.imagemSelos.262.imagemSelos.263.imagem
Hotel Maçônico em Napier
Lançamento – 1999
Selos.265.imagem
Selos.264.imagem
Nova Zelândia o rico patrimônio de edifícios Art Déco é muitas vezes um dado adquirido, porque as maiorias das pessoas vêem como valor patrimonial, apenas aplicável a edifícios de grande idade. O estilo Art Deco, mais popular entre 1925 e 1950, refletiu o início do século 20’s love affair com velocidade, potência, tecnologia, modernidade, inovação, em uma palavra, um progresso.
Arquitetura Art Déco, foi aceite na Nova Zelândia, especialmente desde 1931, quando Napier e Hastings foram reconstruídos no estilo moderno após um terremoto devastador.
Estes quatro selos: Civic Theatre Auckland (40C); Maçônico Hotel, Napier ($ 1,00); Medical & Dental Chambers, Hasting ($ 1,50); e BULLER País Chambers, Westport ($ 1,80), foram selecionados para mostrar a diversidade dos edifícios Art Déco que pode ser encontrado throughour Nova Zelândia.
Em Fevereiro de 1999, Napier é o palco para o Quinto Congresso Mundial sobre Art Deco. Selos e FDC desenhado por Donna McKenna de Wellington.
COLEÇÃO DE CARTÕES POSTAIS MAÇÔNICOS HUMORÍSTICOS
Selos.266.imagemSelos.267.imagemSelos.268.imagemSelos.269.imagemSelos.270.imagemSelos.271.imagemSelos.272.imagem
MUSEO MAÇÔNICO DE PHOENIX
Cavalgando sobre bodes
Selos.273.imagem
POSTAIS DE HUMOR
Selos.274.imagemSelos.275.imagemSelos.276.imagemSelos.277.imagemSelos.278.imagemSelos.279.imagemSelos.280.imagemSelos.281.imagemSelos.282.imagemSelos.283.imagemSelos.284.imagemSelos.285.imagemSelos.286.imagemSelos.287.imagemSelos.288.imagemSelos.289.imagemSelos.290.imagemSelos.291.imagemSelos.292.imagemSelos.293.imagemSelos.294.imagemSelos.295.imagemSelos.296.imagemSelos.297.imagemSelos.298.imagemSelos.299.imagemSelos.300.imagemSelos.301.imagemSelos.302.imagemSelos.303.imagemSelos.304.imagemSelos.305.imagemSelos.306.imagemSelos.307.imagemSelos.308.imagemSelos.309.imagemSelos.310.imagemSelos.311.imagemSelos.312.imagemSelos.313.imagemSelos.314.imagemSelos.315.imagemSelos.316.imagem
ANTIGO CARTÃO POSTAL
Selos.317.imagemSelos.318.imagem